Programa da ECF tem nova atualização, confira

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) deve ser entregue até o dia 30, através do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Para isso, é necessário utilizar o programa validador da escrituração que passou por mais uma atualização. Portanto, a transmissão da ECF deve ser feita através da versão 7.0.8.

Proposta destina 20% dos recursos do Casa Verde e Amarela à famílias de baixa renda

O Projeto de Lei 1939/21, da deputada Norma Ayub (DEM-ES), destina 20% dos recursos do programa Casa Verde e Amarela à construção de imóveis para famílias com renda mensal de até um salário mínimo. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Reforma Tributária, quem vai pagar a conta?

Artigo escrito por Diogo Chamun* Tirando a pandemia, justificada por toda sua gravidade e consequências, o assunto que vem liderando as discussões é a reforma tributária. No entanto, quando deveríamos ter como tema central o destravamento da economia e…

Posso acumular pensão por morte e aposentadoria em 2021?

Aposentados e pensionistas muitas vezes questionam sobre a acumulação de benefícios, principalmente no que diz respeito à pensão por morte e aposentadoria. Pensando nessa parte da população, elaboramos esse artigo para explicar se você pode acumular a aposentadoria e a pensão por morte em 2021. Posso receber aposentadoria e pensão por morte?

Posso encerrar minha conta fora da minha agência bancária? Entenda

Ao se tornar cliente de uma instituição bancária, deve-se primeiramente escolher alguma agência para abrir sua conta. A dúvida que fica é a seguinte: caso eu deseje encerrar minha conta junto ao banco, preciso realizar esse processo na mesma agência na qual me tornei cliente?

EFD-Contribuições: quem deve fazer essa escrituração?

A EFD-Contribuições (Escrituração Fiscal Digital das contribuições) foi criada para reunir e simplificar os documentos relacionados à escrituração da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins.  

Saiba como conquistar bons resultados nos seus investimentos

A pandemia de Covid-19 veio para mudar a mentalidade dos brasileiros sobre o investimento. E quem diria, em plena crise provocada pelo novo coronavírus, mais de 70% deles passaram a poupar mais, de acordo com a Toluna, empresa que fornece insights de mercado.

Como deve ficar o salário mínimo em 2022? confira

Segundo a previsão do Ministério da Economia, a inflação até o fim de 2021 deve aumentar consideravelmente,  podendo atingir 5,05%, conforme o  Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Sendo assim, o salário mínimo para 2022 está cotado em R$ 1.155,55.

Novo cálculo de score do Serasa. Entenda como ficou

A partir da nova forma de calcular o risco de crédito do Serasa, bons hábitos como pagador, ganham mais peso.  Batizado de score 2.0, o novo cálculo traz como maior alteração, uma maior relevância para bons hábitos de pagamento, frente às dívidas de longo prazo que podem estar atreladas ao nome da pessoa.

Saiba como negociar dívidas pelo WhatsApp

O WhatsApp é um verdadeiro fenômeno tecnológico e durante a pandemia ganhou ainda mais força. A ferramenta possibilita o estreitamento das relações com maior velocidade e quebra aquela ansiedade da espera, pois a comunicação pode ser instantânea. Isso tudo traz uma grande vantagem para o mundo dos negócios, e principalmente para a recuperação de crédito.

ECF e ECD: confira as novas atualizações

O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) publicou na última segunda-feira, 5, as novas versões dos programas utilizados para a escrituração da ECF (Escrituração Contábil Digital e a ECF (Escrituração Contábil Fiscal).

Pequenos negócios incrementam geração de empregos em 115%

Estudo do Sebrae revela que, em maio, as micro e pequenas empresas criaram 182,2 mil vagas de empregos A geração de empregos, em maio, pelas micro e pequenas empresas (MPE) apresentou um incremento de 115%, comprado com abril, ao criar quase 100 mil no…

Mercado de trabalho começa a dar sinais de recuperação

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV IBRE) subiu 4,2 pontos em junho, para 87,6 pontos, maior nível desde fevereiro de 2020 (92,0 pts.).

Atividade industrial cai em maio, mas segue em patamar elevado

Horas trabalhadas e Utilização da Capacidade Instalada foram menores em maio em relação a abril. Apesar disso, continuam no nível pré-Covid. Emprego sobe pelo 10º mês consecutivo

Como calcular valor para trabalho noturno?

O empregador precisa estar atento para que seus funcionários estejam cumprindo todas as regras e garantindo os direitos trabalhistas. Se na relação de pagamento há empregados cujo turno é à noite, o pagamento deve incluir as horas-extras e os adicionais, atentando-se ao horário trabalhado.

Planejamento Tributário: É possível se prevenir do recolhimento de tributos?

Empreendedores e cidadãos brasileiros sentem na pele o peso dos impostos cobrados anualmente em território nacional. De acordo com um ranking divulgado pela BBC Brasil em 2019, por exemplo, o Brasil é o segundo país com carga tributária mais onerosa em toda a América Latina (atrás apenas de Cuba)

Quais os impactos das leis de incentivos fiscais no setor automotivo?

A atual carga tributária no setor automotivo brasileiro é duas vezes maior do que na Europa, Estados Unidos ou Japão. Essa constatação foi feita em um estudo realizado pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o qual verificou que 44% do preço de um veículo comercializado no país é formado por impostos.

Esclarecendo 5 dúvidas sobre o eSocial

Quando o empregado mantém dois contratos de trabalho com o mesmo empregador é necessário enviar ao eSocial dois eventos S-1200 – Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social? Não. Mesmo que o empregado mantenha dois contratos de trabalho com o mesmo empregador será enviado um só evento S-1200 ao eSocial.

Pix terá funções que deixarão sistema mais atraente para o comércio

Muito utilizado entre pessoas físicas, o uso do Pix, ferramenta de transferências e pagamentos instantâneos desenvolvida pelo Banco Central (BC), vem crescendo também entre as varejistas, especialmente no e-commerce. Quase um terço dos negócios virtuais (32,2%) já oferece essa opção aos clientes, de acordo com um levantamento

Texto da reforma tributária prejudica empreendedores, diz Sebrae

A exigência da escrituração contábil regular para a distribuição de lucros, prevista na proposta de reforma tributária apresentada pelo governo, vai aumentar os custos para os pequenos negócios, inclusive para os microempreendedores individuais (MEI) Pelo texto da reforma, poderão ser distribuídos lucros isentos até R$ 20 mil mensais, mas qualquer valor distribuído da pessoa jurídica […]

Antecipação da 4ª parcela do Auxílio Emergencial

A Caixa Econômica Federal finalizou o calendário de pagamentos da terceira parcela em conta poupança social digital bem como para os inscritos do Bolsa Família. A partir desta quinta-feira (1) começa a ser liberado o calendário de saques em espécie.

Prova de vida do INSS, veja quem está obrigado a fazer em julho

A prova de vida que estava suspensa desde março de 2020 voltou a ser obrigatória no mês passado, e agora com a virada de mês, novos beneficiários do INSS deverão realizar o exame, de modo a manter o recebimento do benefício.

MEI têm direito de pedir a restituição de impostos?

Os impostos recolhidos de forma indevida, seja através do pagamento em duplicidade ou recolher de forma errada, são devolvidos ao contribuinte. Esse procedimento pode ser feito de forma bem simples, através da internet. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a possibilidade do microempreendedor individual (MEI), também ter acesso à restituição. 

Novo serviço desenvolvido pelo ITI permite consultar certificados digitais emitidos pela ICP-Brasil

Os usuários de Certificados digitais da ICP – Brasil agora contam com mais um serviço, o Meu Certificado. O serviço foi desenvolvido para facilitar a consulta dos certificados emitidos. A primeira fase do projeto já está funcionado e disponibiliza o número de série, a AC responsável pela emissão, o tipo de uso

Proposta prevê liberação do saldo do FGTS para trabalhadores com 60 anos

Na próxima quinta-feira (1), será debatido na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5312/19, no qual prevê a liberação de saque do saldo referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para o titular da conta que completar 60 anos. Atualmente isto só é possível para trabalhadores que possuem minimamente 70 anos.

Dispensa de autenticação de documentos tem prazo ampliado, entenda

Os contribuintes continuam dispensados de apresentar seus documentos originais ou cópias autenticadas, quando forem solicitar serviços junto à Receita Federal. Isso porque foi prorrogado novamente o retorno da obrigatoriedade, conforme a Instrução Normativa RFB nº 2.032/2021. 

Quais os principais pontos da reforma da previdência?

A Emenda Constitucional 103 entrou em vigor em novembro de 2019, trazendo no seu bojo diversas mudanças nas regras das aposentadorias e pensões, entretanto, mais mudanças vão ocorrer ano a ano. Mas, para falar sobre, é preciso explicar quais os principais impactos da reforma e como ela afeta homens e mulheres no decorrer do tempo.

Obrigações devem ser entregues ainda este mês, veja quais são

As empresas brasileiras possuem uma série de obrigações mensais e, por isso, os gestores e contadores devem ficar atentos aos prazos. Garantir que elas sejam cumpridas de acordo com as normas definidas pelos órgãos fiscalizadores, faz com que o empreendimento permaneça regular, caso contrário pode sofrer penalidades. 

Inadimplência das micro e pequenas empresas caiu 0,4% em maio deste ano

A inadimplência das micro e pequenas empresas caiu 0,4% em maio deste ano na comparação com o mês anterior, o que significa 5,45 milhões de MPEs nessa situação. Após quatro aumentos consecutivos o índice revelou a primeira retração de 2021.

Sondagem do consumidor: índice alcança 80,9 pontos, maior valor desde novembro de 2020

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE subiu 4,7 pontos em junho, para 80,9 pontos, maior valor desde novembro de 2020 (81,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 4,2 pontos após seis meses consecutivos de queda.

Alterações na Escrituração Fiscal Digital (EFD-Reinf) afetam pequenos negócios

Os donos de pequenos negócios devem ficar atentos às recentes mudanças na Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). Desde maio deste ano, as micro e pequenas empresas que aderiram ao Simples Nacional passaram a ser obrigadas, juntamente com as pessoas físicas, a declarar suas informações à Receita Federal do Brasil (RFB).

Câmara conclui análise da MP que aumenta tributação de instituições financeiras

Matéria segue para sanção presidencial Ao rejeitar emendas do Senado, a Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (23) a Medida Provisória 1034/21, que aumenta a tributação de instituições financeiras, reduz incentivos tributários da indústria química e limita o valor dos veículos comprados com desconto por pessoas com deficiência.

Aprovada nova MP que simplifica abertura e funcionamento de empresas

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) a Medida Provisória 1040/21, que faz várias mudanças na legislação a fim de eliminar exigências e simplificar a abertura e o funcionamento de empresas, buscando melhorar o chamado “ambiente de negócios”. A matéria será enviada ao Senado.

ECF: veja como corrigir o documento sem penalidades

A Receita Federal está comunicando as empresas que possuem pendências na Escrituração Contábil Fiscal (ECF), apresentada nos anos de 2018 e/ou de 2019. Mas atenção: o prazo para regularizar o documento sem penalidades se encerra no dia 12 de julho.

Produção industrial cresce em maio, após queda em abril, aponta CNI

Pesquisa mostra emprego sem queda por 11 meses consecutivos, alta utilização da capacidade instalada em e maior otimismo entre os empresários A Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta para resultados positivos em maio de 2021.

Transformação da gestão tributária com a tecnologia em nuvem

Nos últimos anos, a busca por mais simplificação no ambiente tributário do país tem refletido em medidas inovadoras por parte das autoridades responsáveis.

Veja como manter a saúde financeira da sua empresa em dia

Ter uma boa gestão financeira é essencial para que as empresas tenham sucesso em sua jornada, especialmente em tempos de crise. Dados do Sebrae mostram que grande parte das PMEs perderam, em média, 40% de seu faturamento durante a pandemia.

PIS/Pasep pode acabar permanentemente para os trabalhadores

O abono salarial do PIS/Pasep é um dos benefícios mais importantes para os trabalhadores de baixa renda, podendo garantir todos os anos o recebimento de até um salário mínimo para mais de 25 milhões de pessoas, conforme o tempo exercido de trabalho no ano calendário. Contudo, o abono salarial pode acabar definitivamente.

Publicação da Versão 7.0.6 do Programa da ECF

Foi publicada a versão 7.0.6 do programa da ECF, confira as alterações!

Atenção! Prazo para o saque do Abono PIS/Pasep vai até o final deste mês

Trabalhadores formais que exerceram atividade remunerada por ao menos 30 dias em 2019, têm até dia 30 de junho deste ano, para a retirada dos valores referentes ao abono salarial do PIS/Pasep. Caso o saque não seja realizado até a data limite citada, não será mais possível realizar o resgate.  

Receita Federal alerta para novo formato de certidão de obra

Com a entrada em vigor do Serviço Eletrônico para Aferição de Obras (Sero) no início do mês, a Receita Federal passou a emitir um novo formato para a Certidão de Regularidade de Obra de Construção Civil. Os modelos estão disponíveis nos anexos da Instrução Normativa RFB nº 2.021, de 16 de abril de 2021.

Quais são os direitos do funcionário do MEI?

A categoria MEI (microempreendedores individuais) garante benefícios aos empreendedores que se formalizam e mantêm o empreendimento regular. Dentre esses benefícios, está a possibilidade de contratar um funcionário para auxiliar nas atividades diárias da empresa.  Mas você sabia que o novo colaborador também possui direitos como os demais trabalhadores?

Veja como pedir a Tarifa Social de energia elétrica e pagar menos

A conta de energia tem sido uma das principais preocupações dos consumidores. Com a previsão de novos reajustes no valor, que passam a valer a partir do mês de julho,  é hora de se preparar.

Nova central de atendimento está disponível para aposentados do INSS

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e que recebem seus benefícios através da Caixa Econômica Federal, podem contar com mais opções de serviços disponibilizados através de uma nova Central de Atendimento.

Senado vai incluir micro e pequenas empresas no novo Refis

O Senado promete ampliar o escopo do novo Refis para permitir que micro e pequenas empresas do Simples Nacional também possam regularizar dívidas tributárias com desconto. Um projeto do senador Jorginho Mello (PL-SC) será apensado ao projeto original de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) propondo o Refis do Simples.

Copom eleva taxa básica de juros para 4,25% ao ano

O Banco Central (BC) subiu os juros básicos da economia em 0,75 ponto percentual, pela terceira vez consecutiva. A decisão, anunciada nesta quarta-feira (16) pelo Comitê de Política Monetária (Copom), elevou a taxa Selic de 3,5% para 4,25% ao ano.

Reforma tributária deverá regulamentar incentivos fiscais

Participantes de audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara nesta quarta-feira (16) indicaram que a reforma tributária, apesar de sua complexidade, é o melhor caminho para organizar os incentivos fiscais de estados e municípios.

Colaborador que recusar vacina contra a COVID-19 pode ser demitido por justa causa?

Com o avanço da vacinação em todo o país, crescem as dúvidas de empregados e empregadores, das mais variadas áreas, sobre a caracterização da recusa à vacina contra a COVID-19 como motivo para demissão por justa causa. 

MEI: mesmo sem faturamento preciso continuar pagando o INSS?

Quando o empreendedor decide formalizar sua atividade através da categoria MEI (Microempreendedor Individual), passa a contar com uma série de benefícios. Dentre eles, podemos citar a cobertura previdenciária que é oferecida ao empreendedor e seus dependentes, visto que é feito o recolhimento mensal de contribuições ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). 

Prorrogação dos prazos de entrega da EFD-Reinf e DCTFWeb

Foi assinada nesta quarta-feira a Portaria RFB nº 43, de 16 de junho de 2021, que prorroga o prazo de entrega da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) e da Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTFWeb), relativas ao período de apuração maio de 2021

A importância do Big Data para exclusão do ICMS da base do PIS e da COFINS

Muito tem se falado sobre a tese de exclusão do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na base de cálculo do PIS (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)

Auxílio Emergencial: Valor e parcelas da nova prorrogação

O governo federal divulgou que o auxílio emergencial 2021, inicialmente liberado em quatro parcelas, contará com uma extensão por mais três parcelas. O benefício agora será disponibilizado entre os meses de abril e julho. A ajuda do governo será destinada aos mais vulneráveis durante a pandemia.

Trabalhadores a partir de 60 anos poderão sacar FGTS

Trabalhadores com idade a partir dos 60 anos poderão ter acesso ao saque do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A possibilidade vem por meio do Projeto de Lei (PL) nº 5518/19.

STF adia decisão sobre fator de correção monetária do FGTS

O Supremo Tribunal Federal (STF) retirou de pauta a ADI 5090, que estava agendada para ser julgada em 13 de maio, ação que reivindica a substituição da Taxa Referencial (TR) como fator de correção monetária do FGTS por um índice de inflação.  

Ministério da Economia avalia faixa de isenção para tributar dividendos

A pedido do Palácio do Planalto, o Ministério da Economia avalia a possibilidade de estabelecer uma faixa de isenção para a tributação sobre dividendos, que a reforma do Imposto de Renda das empresas e pessoas físicas deve trazer.

Publicação da Versão 8.0.6 do Programa da ECD

Foi publicada a versão 8.0.6 do programa da ECD, com as seguintes alterações: – Correção do erro na importação de arquivo da ECD validado e assinado com J801 preenchido; e – Melhorias no desempenho do programa no momento da validação.

Confira 4 opções de empréstimos para o MEI em 2021

Com número crescente de Microempreendedores Individuais (MEI) no país, instituições financeiras vêm trazendo, cada vez mais vantagens para aqueles que se encaixam nesta categoria, bem como empréstimos vantajosos, de concessão rápida e simples.

Proposta prevê deduções no IR em doações e patrocínios ao turismo

O Projeto de Lei 6504/19 prevê que a União facultará deduções no Imposto de Renda para pessoas físicas ou jurídicas em caso de doações ou patrocínios para fomento ao turismo. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Desempregado vai ter salário mínimo por 12 meses

Desempregados poderão ter uma boa notícia, receber um salário, mesmo não estando trabalhando, por um período de 12 meses. A ideia vem do Projeto de Lei 1022/21, que permitirá através de um Fundo Permanente de Geração de Emprego e Renda (Fupeger) e instituirá o Programa Nacional de Geração de Emprego e Renda Miníma (Pronagem)

Vendas do comércio têm crescimento de 1,6% em maio

As vendas no comércio tiveram alta de 1,6% no mês de maio em comparação ao mês anterior. O setor de materiais de construção voltou a ser destaque, com elevação de 4,8%. Os dados, nacionais, são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian e foram divulgados nessa sexta-feira (11).

IR: Como saber se a minha declaração caiu na malha fina?

Os contribuintes obrigados a entregar sua declaração do Imposto de Renda em 2021, devem acompanhar o processamento, para se assegurar de que ela não caiu na malha fina. Quando isso ocorre é porque foram encontradas inconsistências nas informações que foram enviadas ao Fisco, então, o contribuinte não poderá receber a restituição. 

Calendário da 3ª parcela do Auxílio Emergencial, confira

Nesta semana, os beneficiários do auxílio emergencial começam a receber a terceira parcela do benefício. Inicialmente disponibilizado em quatro parcelas, já estamos chegando próximo ao fim do primeiro cronograma de pagamentos.

Auxílio Emergencial: Saiba o que leva o governo a cancelar o seu benefício

O auxílio emergencial em 2021 demorou a ser liberado, somente em maio iniciou o pagamento das quatro parcelas que terminará em julho. Diferente do que aconteceu em 2020, o governo diminuiu o número de contemplados.

Senado aprova PL de prevenção ao endividamento

O Senado aprovou projeto de lei (PL) com regras de prevenção ao superendividamento da população. O texto propõe mecanismos e traz vedações para impedir a contratação de empréstimos acima da capacidade de pagamento do consumidor.

70% das empresas não definiram quando voltar ao escritório, mostra pesquisa

A fadiga do home office promete durar mais tempo do que o imaginado. Com a escalada da pandemia e a vacinação lenta, a data para o retorno aos escritórios fica cada vez mais indefinida, e gestores de recursos humanos de grandes empresas mantém a postura de voltar apenas quando o cenário estiver mais confortável.

Novo Refis pode ser votado na próxima semana, diz relator da proposta

O relator do novo Refis, programa para renegociação de dívidas de empresas junto ao governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), disse ao Poder360 nesta 4ª feira (9.jun.2021) que o projeto deve ser votado na próxima semana pelo Senado.

Deputados podem votar nesta quinta-feira MP que facilita abertura de empresas

A Câmara dos Deputados realiza sessão para votação de propostas nesta quinta-feira (10), às 10 horas. Entre os ítens na pauta está a Medida Provisória 1040/21, que altera regras do ambiente de negócios.

Auxílio Emergencial poderá ser estendido até outubro

O auxílio emergencial deverá ter a rodada de pagamentos estendida por dois ou três meses, conforme falou o ministro da Economia, nessa terça-feira (8). Segundo ele, o avanço da pandemia de Covid-19, e a vacinação ainda em ritmo lento, favorece a continuação do pagamento aos vulneráveis, até que toda a população adulta esteja vacinada.

Lira pede que governo acelere o envio das propostas de reforma tributária

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que o governo federal precisa enviar ao Congresso Nacional as suas propostas de reforma tributária o quanto antes. De acordo com o deputado, os parlamentares têm urgência em aprovar o tema. Por isso, seria fundamental que o Executivo fosse mais célere na apresentação das suas sugestões.

Nova versão do programa para a transmissão da ECF já está disponível

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma obrigação anual exigida desde 2014. Através dela são apresentadas informações contábeis e fiscais referentes ao IRPJ e CSLL. Desta forma, ela substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). 

INSS libera os últimos pagamentos da primeira parcela do 13º

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está concluindo os pagamentos do 13º salário aos aposentados e pensionistas. Os últimos depósitos acontecem hoje, dia 8, aos segurados que possuem o número 0 no final de seus benefícios.

Vale a pena pagar contribuições atrasadas do INSS? Entenda

Muitos brasileiros, acabam por não prestar contas à Receita Federal, por não terem as condições necessárias para contribuir, gerando assim dívidas junto ao INSS. Sendo assim, ao chegar próximo de poder exercer o direito à aposentadoria, surgem dúvidas no que diz respeito a estes recolhimentos em atraso. 

MP abre crédito de R$ 5 bilhões para financiar micro e pequenas empresas

A Medida Provisória 1053/21 abre crédito extraordinário de R$ 5 bilhões para o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), criado para socorrer o setor durante a pandemia de Covid-19.

Com juros mais altos, Pronampe ainda é vantajoso para pequenas empresas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na última quarta-feira (2) a lei que prorrogou e tornou permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), programa de crédito para os pequenos negócios criado em 2020 como um suporte emergencial durante a pandemia de coronavírus.

Mudança tímida na tabela do Imposto de Renda: confira

Diante das resistências no governo e no Congresso ao imposto sobre transações, o ministro da Economia, Paulo Guedes, decidiu propor uma reforma tributária de menor impacto, enxugando medidas que defendia desde o início do governo e promovendo uma redução mais tímida de alíquotas.

Antecipação da 3ª parcela do Auxílio Emergencial

O Governo Federal vem avançando nos pagamentos do auxílio emergencial, com o fim do calendário da segunda parcela do benefício em conta poupança social digital no final do mês passado, a atenção dos beneficiários se volta a liberação da terceira parcela do benefício.

Cerca de 1,8 mi de contribuintes podem saber se caíram na malha fina

Cerca de 1,8 milhão de contribuintes já podem saber se caíram na malha fina do Imposto de Renda. A Receita Federal liberou a consulta ao extrato da declaração de 2021. O extrato pode ser conferido no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal.

Mais de 1 milhão de micro e pequenas empresas foram abertas no país em quatro meses, aponta Sebrae

Um levantamento feito pelo Sebrae mostrou que, mesmo em meio ao agravamento da pandemia, mais de 1 milhão de pequenas e micro empresas (PMEs) foram abertas no Brasil entre janeiro e abril deste ano.

Pronampe é sancionado e passa a ser política pública de crédito oficial

Nesta quarta-feira (2/6), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O Programa foi uma iniciativa do Congresso Nacional, proposto por meio do PL n° 1.282/2020, com ampla atuação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME). 

Governos estaduais lançam auxílio emergencial de até R$ 1.500

Frente aos avanços da pandemia no país, diversos estados estão formulando seus próprios auxílios emergenciais para apoiar os trabalhadores mais afetados pela crise em decorrência da Covid-19. É o caso de estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo que estão ajudando financeiramente milhares de famílias diretamente atingidas pela crise econômica do país.

Veja 4 formas de fazer a prova de vida do INSS

A prova de vida voltou a ser obrigatória a partir desta terça-feira, 1º de junho. Devem fazer o procedimento os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para continuar a receber seus benefícios.

Quase 10% dos microempreendedores viraram empresas maiores com a pandemia

A pandemia turbinou os negócios dos microempreendedores brasileiros, especialmente por causa das vendas do comércio online. Quase 10% dos que iniciaram o próprio negócio como microempreendedores individuais em 2019 e se mantiveram ativos nos últimos 12 meses viraram empresas maiores, revela um estudo feito a pedido do Estadão pela Serasa Experian.

13º do INSS começa a ser pago para quem recebe mais de um salário

Têm direito de receber o 13º salário pago pela Previdência Social, os segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Sendo assim, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) segue fazendo os pagamentos do abono que foi antecipado devido à pandemia, conforme prevê o decreto  nº. 10.695. 

Balanço da Receita Federal sobre a Declaração do IRPF 2021

Até o final da tarde de hoje já havia sido entregues quase 33 milhões de declarações. A projeção é que um total de 34 milhões de declarações sejam enviadas até à meia-noite.

Governo pode pagar Auxílio Emergencial retroativo de R$ 600

Os beneficiários do auxílio emergencial podem receber valores retroativos do auxílio emergencial no valor de R$ 600 referente a data de 1º de janeiro de 2021 a 30 de junho de 2021. A possibilidade vem por meio do Projeto de Lei (PL) 58/21 que está em trâmite na Câmara dos Deputados.

Novo salário mínimo vai mudar PIS/PASEP, INSS e seguro-desemprego

Na última semana o Ministério da Economia divulgou o Boletim Macrofiscal que se trata de uma folha contento projeções econômicas do país para os próximos meses. Conforme a previsão do documento, o índice de inflação deve subir, o que consequentemente impacta diretamente no valor do salário mínimo para o próximo ano.

Pequenos negócios geraram 70% dos empregos com carteira assinada no Brasil

Entre janeiro e março deste ano, as micro e pequenas empresas criaram 587 mil novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil. Esse número representa 70% do total de empregos gerados no período.

Bolsa Família: beneficiários ainda podem contestar pagamento negado

O pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial foi concluído, mas se você é beneficiário do programa Bolsa Família e teve seu pagamento negado, saiba que ainda é possível fazer a contestação.

Hoje é o último dia para devolver o auxílio emergencial, saiba como

Precisam devolver o auxílio emergencial ao governo federal até esta segunda-feira, dia 31, os contribuintes que tiverem sido beneficiados com o auxílio-emergencial em 2020 e seus rendimentos tributáveis atinjam valor superior a R$ 22.847,76.

DME: preciso fazer essa declaração?

A Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME) foi estabelecida em 2017 pela Instrução Normativa nº 1.761. Através dela, os órgãos fiscalizadores fazem o acompanhamento de movimentações financeiras relacionadas à prestação de serviços, aluguel, transferência de bens e direitos ou outras operações similares.  

Golpes do Pix: veja como se proteger

O Pix completou seis meses de operação e, em pouco tempo, se tornou uma das principais formas de pagamento utilizadas pelos brasileiros. Dados do Banco Central confirmam esse crescimento, pois, desde o seu lançamento 45% da população já usou o Pix em algum momento. 

Índice de Confiança da Indústria sobe 0,7 ponto em maio

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE subiu 0,7 ponto em maio para 104,2 pontos, recuperando a queda observada no mês de abril. Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 1,2 pontos. “Em maio, a confiança da indústria apresentou leve aumento influenciada pela melhora das expectativas para os próximos meses.

Caixa libera até três anos de saques do FGTS com juros

A Caixa Econômica Federal, vem disponibilizando aos trabalhadores que estão em busca de uma “grana extra” a possibilidade de um empréstimo com garantia do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Governo libera saque do PIS/Pasep até o fim de de junho

O abono salarial do PIS/Pasep é um pagamento que funciona como uma espécie de 14º salário para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. Para ter direito ao abono é necessário ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias no ano calendário.

Previdência: Confira como funciona em 8 países

Muitas pessoas esperam a tão sonhada aposentadoria em diversos locais do mundo, mas você já pensou em saber como funciona o regime previdência, no Japão por exemplo?

Como pequenas e médias empresas devem se adequar à LGPD?

O presidente da FENACON, Sérgio Approbato, recebeu o coordenador de Telecomunicações e Direitos Digitais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Diogo Moysés, para falar dos desafios do processo de adequação de pequenas e médias empresas à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Receio com Dataprev adia novo eSocial para outubro

Escaldados pelo atraso da Dataprev em integrar os dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais ao eSocial, representantes do governo e do setor privado defendem que o novo cronograma para início das operações com a versão simplificada do sistema seja empurrado para outubro deste 2021.

Receita emite orientação sobre cobrança de débitos confessados na DCTF em valores inferiores a R$ 10

A Receita Federal do Brasil emitiu uma nota com orientações sobre a cobrança de débitos confessados na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos (DCTF) em valores inferiores a R$ 10. O impasse, relatado pela FENACON, estava dificultando que empresas emitissem a Certidão Negativa de Débitos (CDN).

Nascidos em setembro recebem hoje segunda parcela do Auxílio Emergencial

Trabalhadores informais nascidos em setembro recebem hoje (26) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família.

Senado aprova projeto de incentivo ao primeiro emprego

O Senado aprovou hoje (25) um projeto de lei (PL) que incentiva as empresas na contratação de jovens de 16 a 29 anos sem experiência no mercado de trabalho.

As dívidas com mais de 5 anos, deixam de existir?

O número de devedores no Brasil cresceu, principalmente pela crise que estamos vivendo causada pela pandemia da covid-19. De modo geral o CPF de uma pessoa pode ficar negativado por cerca de 5 anos, entretanto ressalto que estamos falando sobre as dívidas em bancos, cartões de crédito e empréstimos.

Projeto isenta gastos com Covid-19 do Imposto de Renda

O Projeto de Lei 1100/21 isenta de Imposto de Renda (IR) os gastos com tratamento de complicações e sequelas da Covid-19. Além disso, em caso de incapacitação para o trabalho, a pessoa ficará isenta de carência diante da Previdência Social.

DAS vencido, como resolver?

Mesmo sendo um regime de tributação considerado mais simples que os demais, o Simples Nacional também exige que as empresas cumpram certas obrigações, para que seja garantida a regularidade do empreendimento e os benefícios oferecidos ao empresário.

EFD-Reinf: veja os impactos causados pela suspensão da nova versão do eSocial

A suspensão temporária da implantação da versão S-1.0 do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), que estava programada para o início deste mês, trouxe impactos não apenas para esse sistema.

Confira as propostas aprovadas nesta semana pela Câmara dos Deputados

Assista ao resumo das votações da semana no Plenário da Câmara.

Quem precisa fazer a declaração anual MEI?

O prazo final para a entrada da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) está se aproximando: os microempreendedores individuais devem enviar o documento até o dia 31. É através desse documento que o fisco será informado sobre as receitas do MEI que foram geradas no ano-calendário 2020. 

Startup Day conecta pessoas em prol da inovação e do empreendedorismo

Evento promovido pelo Sebrae tratou agendas estratégicas, como o Marco Legal das Startups e a inovação sustentável na Amazônia A sétima edição do Startup Day foi realizada no sábado (22). O evento, totalmente online, foi mais uma iniciativa do Sebrae para incentivar o ecossistema de inovação e estimular o debate sobre empreendedorismo no país.

Nova Lei do Primeiro Emprego. Entenda o que prevê o projeto

A nova Lei do Primeiro Emprego, tem como intuito estimular a contratação de jovens estudantes, através de alguns benefícios que serão dados às empresas, de modo a facilitar a conquista do primeiro emprego. O projeto (PL. 5.228/2019),  já está em processo de tramitação no Senado  

Programa Portal Único de Comércio Exterior

O Programa Portal Único de Comércio Exterior, que possui gestão conjunta entre Receita Federal e Secretaria do Comércio Exterior, foi definido como projeto estratégico do Ministério da Economia.

O Pix deve ganhar ainda mais força entre os pequenos negócios

Com seis meses de funcionamento, o Pix deve conquistar mais ainda os donos de micro e pequenas empresas. Com o anúncio de novas funcionalidades, o Banco Central aposta na maior adesão das empresas ao meio de pagamento instantâneo.

Veja como automatizar o lançamento de Notas Fiscais utilizando o RPA

Diante do cenário fiscal brasileiro, composto por extensas normas, decretos, instruções e outras variáveis fiscais surgindo e sendo alteradas de forma constante, o Brasil se encontra na segunda posição do ranking das legislações ficais mais complexas do mundo, de acordo com o estudo do TMF Group, consultoria global especializada em processos financeiros.

Lista de benefícios que o MEI tem direito em 2021

Quando o empreendedor sai da informalidade e registra sua empresa, ele passa a contar com uma série de vantagens oferecidas para aqueles que possuem um CNPJ.

INSS: Quais benefícios posso receber acumulado?

A Reforma da Previdência alterou diversas regras previdenciárias que de fato mudaram e estão mudando e muito a vida dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como a possibilidade de acumulação de benefícios.

Governo irá ressarcir empresas que pagaram ICMS desde 2017

Quinta-feira,13, o STF afirmou que o ICMS não pode fazer parte da base de cálculo do PIS/Cofins. Com esta decisão a União precisará devolver o dinheiro para as empresas que efetuaram o pagamento de forma indevida. 

Negocio digital: Confira dicas para se fortalecer e continuar crescendo mesmo durante a crise

A crise econômica e sanitária causada pela pandemia do coronavírus fez com que muitas empresas fechassem as portas, mas, ao mesmo tempo, alguns empreendedores conseguiram se reinventar e até crescer neste momento. O que podemos afirmar é que o mundo dos negócios jamais voltará a ser o mesmo de um ano atrás.

Mais de 20 milhões de declarações do IRPF já foram entregues à Receita Federal

Até as 11 horas desta segunda-feira (17/5), a Receita Federal recebeu 20.526.298 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. A expectativa é que sejam entregues cerca de 32 milhões de declarações até o fim do prazo (31/05).

Novo aplicativo da Receita: veja como agendar atendimento presencial

Para facilitar o atendimento à população, a Receita Federal disponibilizou uma nova ferramenta para que o contribuinte tenha acesso aos serviços de sua competência.

18 maneiras de sacar o FGTS em 2021

O cidadão brasileiro que trabalha sob o regime da CLT, ou seja, possui a carteira assinada, pode receber o fundo de garantia por tempo de serviço, conhecido como FGTS. A aproximadamente 55 anos o fundo existe e tem como objetivo garantir que os empregados demitidos sem justa causa tenham direito ao seu recebimento. 

Segurados do INSS podem receber dois benefícios ao mesmo tempo

A reforma da previdência que ocorreu em 2019 e com ela vieram uma série de mudanças para as aposentadorias e pensões do INSS. As novas regras do INSS permitem que o segurado receba duas pensões oficiais do Instituto Nacional do Seguro Social, mas é necessário contemplar ambas em regimes de previdência social distintos.

Monitor do PIB: atividade econômica cresce 1,7% no 1º trimestre

O Monitor do PIB-FGV sinaliza, na análise da série dessazonalizada, crescimento de 1,7% na atividade econômica no 1º trimestre, em comparação ao 4º trimestre de 2020 e retração de 2,1% em março, em comparação a fevereiro.

STF valida cobrança de IR sobre depósitos bancários de origem não comprovada

Em julgamento de recurso com repercussão geral, o Plenário entendeu que a regra prevista na Lei 9.430/1996 não amplia o fato gerador do tributo. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu a constitucionalidade do artigo 42 da Lei 9.430/1996

STF limita efeitos da exclusão do ICMS do cálculo do PIS/Cofins

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nessa quinta-feira (13) o alcance da decisão que impediu que o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incida na base de cálculo para cobrança da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e do Programa de Integração Social (PIS). 

A importância de fazer uma boa gestão financeira e eliminar riscos

Independentemente do porte ou setor, fazer uma boa gestão financeira é essencial para qualquer empresa. Ter um bom controle financeiro ajuda a manter o fluxo de caixa saudável, permite o crescimento sustentável do negócio e previne problemas com dívidas ou gastos surpresas.

Sou MEI, como posso consultar meu CNPJ?

Você sabia que o MEI (microempreendedor individual) também possui um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica)? Através desse cadastro são arquivadas todas as informações de interesse das administrações tributárias da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Prova de Vida do INSS voltou, veja regras e o novo calendário

A prova de vida do INSS que está suspensa desde março de 2020 finalmente voltará a ser obrigatória, a decisão veio através de Instrução Normativa de 12 de maio, publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (13).

ECF: 58 mil empresas estão em malha fiscal, veja como regularizar

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é utilizada para informar à Receita Federal os dados do valor devido pela Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), bem como, o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Trabalhadores nascidos em setembro recebem hoje primeira parcela do auxílio

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em setembro podem sacar, a partir de hoje (12) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 25 de abril.

Câmara aprova urgência do projeto que anula multa por atraso na entrega de guia do FGTS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) o regime de urgência para o Projeto de Lei 4157/19 (antigo PL 7512/14), que anistia multas de empresas pela falta de entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (Gfip) quando não houve fato gerador da contribuição.

Confira os valores do seguro-desemprego para este ano,2021.

No conteúdo de hoje vamos esclarecer quais são as regras para receber o seguro-desemprego e aproveitando vamos esclarecer como calcular o número de parcelas do benefício. Confira! 

Trabalhadores ganham novo prazo para receber bolada do FGTS

Prevista para ocorrer nesta quinta-feira (13) o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou da pauta o julgamento da Ação Direta de Constitucionalidade (ADI 5090) que visa definir se os valores depositados nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) dos trabalhadores poderão ser atualizados com índice de correção monetária diferente da Taxa Referencial

Comissão aprova projeto para baixa gratuita de microempresas inativas

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (5), proposta que prevê baixa gratuita e automática do registro das micro e pequenas empresas que estejam sem qualquer atividade há mais de três anos.

Mercado financeiro mantem projeção da Taxa Selic

O mercado financeiro manteve a mesma projeção da semana passada para a taxa básica de juros, a Selic. Segundo o boletim Focus de hoje (10), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), com a projeção para os principais indicadores econômicos, a Selic deve terminar o ano de 2021 em 5,50%.   

A importância da qualidade de vida no ambiente de trabalho

Na última década muitas empresas se viram diante da necessidade de pensar em estratégias que melhorem qualidade de vida no trabalho para seus colaboradores, principalmente por conta de discussões a respeito de saúde mental no ambiente corporativo.

Veja como usar o aplicativo Meu INSS?

Se você é beneficiário do inss, ou até mesmo se utiliza algum recurso esse artigo vai te ajudar. Mas afinal, o que é o aplicativo MEU INSS? Para sermos objetivo iremos direto ao ponto, o aplicativo MEU INSS é sua agência do INSS n totalmente online.

Nova implantação do eSocial Simplificado, poderá refletir nos módulos web.

No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre a simplificação do eSocial, pois, o mesmo poderá refletir nos módulos web. Continue conosco e fique por dentro do assunto.  O que é eSocial? Este é um “Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas”. 

Possuo débitos do Simples Nacional, posso parcelá-los?

Para auxiliar as empresas que fazem parte do Simples Nacional e possuem débitos tributários, a lei complementar nº 139/2011 autoriza que seja feito o parcelamento de valores em aberto. Assim, fica à cargo da Receita Federal, dos estados e municípios a responsabilidade de estabelecer as regras para que seja feito esse parcelamento.

Empresa Cidadã: Como contribuir com a licença maternidade? E receber benefícios fiscais?

As políticas públicas, tem o objetivo de manter a dignidade do trabalho feminino, em especial no que diz respeito à maternidade e uma delas é o programa “Empresa Cidadã”. No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto.

Aposentadoria por invalidez: Você sabe como pedir aumento do benefício?

Todos os beneficiários da aposentadoria por invalidez, podem ter direito a um acréscimo de 25% no benefício. No conteúdo de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto.

Governo libera novo salário mínimo para 2022, 2023 e 2024

O Governo Federal vem estudando o valor referente ao salário mínimo para os anos de 2022, 2023 e 2024. Segundo previsão do governo, o novo piso nacional para o ano que vem deve ficar em R$ 1.147, conforme consta no texto do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentária (PLDO) para 2022.

Receita desativa emissão de Darf avulso para pagamento de contribuições previdenciárias

A Receita Federal desativou a opção de emissão do Darf avulso para recolhimento das contribuições previdenciárias para cidadãos obrigados à DCTFWeb.

WhatsApp começa a permitir transferências de dinheiro pelo app no Brasil

O WhatsApp anunciou o início das transferências de dinheiro por meio do aplicativo no Brasil, com início nesta terça, 4/5. As operações, associadas a cartões de débito, não terão taxas e serão realizadas como se dá o envio de fotografias para os contatos.

Empresas familiares: Conheça suas vantagens e desvantagens

A sólida busca por “significado” explica a razão de ser de uma família empresária. Os valores que pavimentam sua estrutura e os resultados inerentes, geração após geração.

Trabalhadores nascidos em abril recebem hoje primeira parcela do auxílio

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em abril podem sacar, a partir de hoje (5) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 13 de abril.

Cobrança de imposto em fundo de investimento fechado

O Projeto de Lei 1204/21 disciplina a cobrança e o recolhimento do Imposto de Renda (IR) incidente sobre os ganhos de aplicações em fundos de investimento fechados. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Empreendedorismo: Quais as principais características para aumentar as chances de sucesso?

O empreendedorismo está cada vez mais em alta e os motivos para isso vão além dos momentos de crise ou instabilidade econômica. Desde a globalização e com todas as facilidades que a internet trouxe, as novas gerações também estão optando cada vez mais por investimentos em negócios próprios.

BEm: Empregador Web é atualizado para cadastro de novos acordos

O Governo Federal atualizou nesta quinta-feira (29) o portal do Empregador Web e o Gov.br para que empregadores consigam cadastrar os novos acordos do benefício emergencial 2021, previstos pela MP 1.045/2021.

Trabalhadores nascidos em fevereiro recebem hoje primeira parcela do auxílio

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em fevereiro podem sacar, a partir de hoje (3) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 9 de abril.

Herdeiros podem receber FGTS e PIS/Pasep de familiar falecido

Muitas pessoas que são consideradas herdeiros de quem faleceu acabam perdendo direito de resgatar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) bem como das cotas do PIS/Pasep, somente por desconhecerem o direito de realizar esses saques.

Empatia nas empresas: Alternativa para a sobrevivência das organizações sociais

Além dos alarmantes números de casos e óbitos causadas pela Covid-19, soma-se à crise, os milhões de desempregados, fome, desequilíbrio nas decisões e relações entre os governos, famílias enlutadas sem apoio emocional, aumento nos problemas relacionados com a saúde mental, falta de auxilio econômico, angústias e incertezas sobre o dia de amanhã.

Prazo de carência do Pronampe é prorrogado para 11 meses

Os empresários que realizaram a contratação de crédito por meio do Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) na Caixa Econômica Federal, podem a partir desta segunda-feira (12) solicitar a ampliação da carência para o início do pagamento do empréstimo.

IR 2021: Como declarar o saque emergencial do FGTS de maneira correta

Por conta da pandemia de Covid-19, que ainda é uma realidade no Brasil, medidas foram criadas pelo Governo durante o ano de 2020 para sanar algumas crises. Um exemplo é a autorização do saque emergencial de parte do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Proposta substitui prova de vida do aposentado por declaração ao Fisco

O Projeto de Lei PL 629/21 prevê que a entrega da declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) dispensará a prova de vida para aposentados e pensionistas de quaisquer regimes e em todos os entes federativos.

Entrega do IRPF é prorrogada para 31 de maio de 2021

Alterada a Instrução Normativa RFB nº 2.010, de 24 de fevereiro de 2021, e as Instruções Normativas SRF nº 208, de 27 de setembro de 2002, e nº 81, de 11 de outubro de 2001, para prorrogar, excepcionalmente, prazos relativos à apresentação de declarações e ao recolhimento de créditos tributários apurados, relativamente ao exercício de 2021, ano-calendário 2020.

4 Benefícios e recursos que o governo vai liberar nos próximos dias

Embora o governo tenha encontrado dificuldades para liberar algumas medidas que já estão confirmadas, como é o caso do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, a previsão é de que o governo consiga liberar os próximos programas o mais breve possível.

Em qual situação ocorre o desenquadramento automático do MEI?

Após a formalização, você empreendedor precisa estar atento aos critérios para garantir a regularidade do seu negócio, caso contrário, poderá ser desenquadrado do MEI. O desenquadramento acontece quando você microempreendedor individual deixa de atender às condições exigidas e impostas pela categoria.

Um quarto das pequenas empresas fechou em fevereiro, revela pesquisa

Mais da metade dos empreendimentos teve queda nas vendas Pesquisa realizada pelo Facebook revelou que a taxa de fechamento de pequenas e médias empresas (PMEs) aumentou no início deste ano em todo o mundo. Em outubro do ano passado, os fechamentos tinham se estabilizado após as altas taxas de maio.

Comissão aprova proposta que obriga INSS a ajuizar ações regressivas contra causadores de acidentes de trânsito

Ideia é reaver valores pagos com benefícios como pensão por morte A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (7), proposta que determina que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ajuíze ações regressivas contra os causadores de acidente de trânsito que resultem em despesas pra Previdência Social.

Gastos com licença médica faz empresas recorrerem a Gestão de Afastados

Em tempos de pandemia, as empresas enfrentam um desafio sem precedentes na gestão de pessoal. De um lado, devem prestar assistência adequada a funcionários afastados por licença médica, na medida em que os casos de doença crescem de forma expressiva. De outro, precisam controlar de perto os custos relacionados a essas licenças.

Auxílio Emergencial “em processamento” veja o que fazer

A Caixa Econômica Federal começou a liberar a nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial nesta terça-feira (6), os primeiros contemplados estão recebendo em conta poupança social digital e diz respeito aos trabalhadores inscritos via aplicativo, site e CadÚnico que não recebem o Bolsa Família. No entanto, este ano o governo federal mudou algumas regras.

Governo privatiza 22 aeroportos, conheça os vencedores do leilão

O Governo Federal concedeu 22 aeroportos à iniciativa privada nesta quarta-feira (7), pelo valor de R$ 3,302 bilhões. A pretensão do Ministério da Infraestrutura era que os arremates resultassem num investimento total de R$ 6 bilhões pelos próximos 30 anos.

Veja como vai funcionar a compra de vacinas pela iniciativa privada

Foi aprovado nesta terça-feira (6) pela Câmara dos Deputados o texto-base do Projeto de Lei (PL) 948/2021, que permite a compra de vacinas contra a covid-19 pela iniciativa privada de modo a aplicá-las em diretores e funcionários de empresas. O Projeto segue encaminhado para apreciação no Senado.

Calendário da antecipação do 13º salário do INSS

A antecipação do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS é uma promessa do governo desde os primeiros dias do ano. No entanto, devido a uma série de atrasos com relação ao Orçamento 2021 que deveria ter sido aprovado pelo Congresso Nacional ainda no final de 2020

Inflação para famílias de baixa renda varia 0,82%

O Índice de Preços ao Consumidor – Classe 1 (IPC-C1) de março subiu 0,82% e acumula alta de 6,63% nos últimos 12 meses. Em março o IPC-BR variou 1,00%. A taxa do indicador nos últimos 12 meses ficou em 6,10%, nível abaixo do registrado pelo IPC-C1, conforme ilustra a tabela no Press Release.

Projeto impede classificação do Simples Nacional como renúncia fiscal

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 38/21 caracteriza o Simples Nacional como tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas, não podendo ser enquadrado como renúncia fiscal. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Home Office: O que aprendemos durante esse tempo?

Quem poderia imaginar um mundo onde grande parte das empresas adaptariam suas estruturas de trabalho ao home-office em menos de 15 dias? O que parecia ser algo impossível, aconteceu e já dura um ano. Em dezembro de 2020, essa era a rotina padrão de 43% das empresas no país, segundo dados da consultoria BTA.

MEI pode receber auxílio emergencial em 2021?

As empresas brasileiras foram extremamente afetadas pelas restrições das atividades econômicas diante da necessidade de serem estabelecidas restrições devido à pandemia. Da mesma forma, os microempreendedores individuais (MEIs) também tiveram que se readequar à nova realidade. 

Não tem sócios? Veja quais os tipos de empresas você pode abrir

Formalizar seu empreendimento é uma alternativa interessante e que pode garantir o acesso à vários benefícios ao empresário. Mas, antes disso, é preciso determinar o tipo de empresa que melhor atenderá à sua atividade econômica. Então, uma das primeiras informações que você precisa definir é se sua empresa terá sócios ou não.

Prazo para entrega da RAIS termina na próxima semana

A RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) reúne todas as informações dos empregadores e trabalhadores formais registrados no país. Diante disso, é preciso estar atento ao prazo de envio da declaração referente ao período de 2020, a fim de evitar multas.

Riscos financeiros: Importante conhece-los para não deixar sua empresa sofrer perdas

As movimentações do mercado financeiro nos últimos anos, como os consecutivos cortes na taxa básica de juros (Selic), fizeram o investidor olhar para alternativas mais rentáveis e, consequentemente, mais arriscadas. Por isso, é exatamente neste momento que o investidor precisa redobrar a atenção!

Auxílio Emergencial: Você poderá consultar se terá direito de receber as parcelas

O auxílio emergencial já vai começar, segundo o governo, o inicio deverá ser no domingo (4) ou na segunda-feira (5). O calendário está para ser divulgado nesta semana. Muitas pessoas que receberam o auxílio no ano passado estão em dúvida, não sabem se vão ter direito ao benefício em 2021.

Confira Três benefícios do INSS previstos para 2021

Tudo indica que o Governo federal não irá se limitar somente ao auxílio emergencial em 2021, devido os avanços da pandemia do novo coronavírus, três novas medidas econômicas devem ser liberadas. Sendo favorecidos os aposentados e os pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Ipea projeta crescimento de 3% do PIB em 2021

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou hoje (30) que projeta crescimento de 3% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no país) em 2021, com queda estimada de 0,5% no primeiro trimestre do ano, na comparação com ajuste sazonal.

Auxílio emergencial: Nova rodada prevê depósito de parcelas atrasadas

O auxílio emergencial deverá começar neste domingo (4), com pagamento de 4 parcelas que poderão variar entre 150 e R$ 375. No dia 26 de março, foi publicado pelo Governo Federal, o decreto que regulamenta o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. Favorecendo os cidadãos que não forma incluídos nos primeiros lotes.

Especialistas sugerem mudanças na reforma tributária para enfrentar desigualdade de gênero

Em debate da Secretaria da Mulher da Câmara, pesquisadoras apresentaram estudo que mostra sistema tributário injusto Dois grupos de pesquisa apresentaram propostas para que a reforma tributária reduza desigualdades entre homens e mulheres.

Radar Febraban irá mostrar avaliação dos consumidores sobre temas como economia, bancos e Pix

Com um ano de isolamento social e a recente piora dos casos de Covid-19,  como o brasileiro avalia a recuperação da economia pessoal e do país? O que ele pretende consumir quando a situação se normalizar? Como ele vê o compromisso socioambiental das empresas, a ação dos bancos e o Pix?

Paulo Guedes prepara novas medidas para socorrer economia contra COVID

Diante do agravamento da pandemia de COVID-19, o governo federal deve reeditar nos próximos dias medidas emergenciais que tentam atenuar o impacto econômico do novo coronavírus.

Empreendedorismo feminino: Confira dicas para começar o próprio negócio

O ato de empreender demanda muita coragem e o início é complicado para a maioria das pessoas. No entanto, para as mulheres que desejam começar o seu próprio negócio, as dificuldades são ainda maiores. Veja as dicas!

Simples Nacional: É possível ter mais de uma empresa neste regime?

O Simples Nacional oferece uma série de benefícios ao empreendedor e costuma ser uma boa opção, pois foi criado com o objetivo de diminuir a carga tributária, além de toda a burocracia que é enfrentada na hora de abrir uma empresa.

Entenda o que é e quais os benefícios da elisão fiscal

As altas cargas tributárias cobradas no país, dificultam tanto a abertura de novos empreendimentos quanto à sua saúde financeira. Por isso, os empresários sempre estão em busca de pagar menos impostos, mas isso deve ser feito dentro da lei. 

Receita Federal e TSE revogam Instruções Normativas conjuntas

Instruções Normativas eram referentes à inscrição de candidatos a cargos eletivos em CNPJ.

Governo pode dar isenção para empresas que comprarem vacinas, diz Guedes

Em reunião da Comissão Temporária da Covid-19 (CTCOVID-19) nesta quinta-feira (25), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que empresas que doarem vacinas contra a covid-19 para o Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ganhar isenção do governo. 

MP de redução dos salários deve sair nesta sexta-feira

O presidente Jair Bolsonaro deverá assinar a medida provisória para relançar o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm). A expectativa é de que isso ocorra um dia após a aprovação do Orçamento de 2021.

Documentos contábeis: Qual a importância deles para sua empresa?

Para garantir o desenvolvimento da sua empresa, é necessário ter organização com as finanças e isso pode ser feito por meio do registro em documentos contábeis.

Índice de Confiança da Indústria recua 3,7 em março

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE recuou 3,7 pontos em março, para 104,2 pontos, menor nível desde agosto de 2020 (98,7 pontos).

Reviravolta, Auxílio Emergencial pode voltar com R$ 600

Governadores de 16 estados brasileiros solicitaram que o Congresso auxilie na disponibilização de recursos para que as novas rodadas de pagamento do auxílio emergencial tenham valores maiores do que os previstos.

Salário-maternidade é prorrogado; saiba como solicitar

A Portaria determinou a prorrogação do benefício de salário-maternidade quando houver complicações médicas relacionadas ao parto e necessidade de internação hospitalar da segurada ou do recém-nascido.

Conheça algumas ferramentas que podem ser utilizadas para a consolidação do trabalho híbrido

A construção de uma cultura corporativa forte, que seja assimilada por todos os colaboradores, é um dos principais pontos listados por especialistas para que as empresas tenham equipes engajadas e alinhadas com a estratégia de negócio das companhias.

Prorrogado prazo para pagamento dos Tributos Federais, Estaduais e Municipais no âmbito do Simples Nacional

Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) aprovou hoje a prorrogação do prazo para pagamento dos tributos no âmbito do Simples Nacional (Federais, Estaduais e Municipais).

Adicional de 25% na Aposentadoria

Geralmente quem é aposentado por invalidez tem direito de 25% em cima do valor do benefício, só que muitos ainda não sabem que tem esse direito.

Em justificativa para alta de juros, BC diz que piora da economia não será tão profunda

Banco Central afirmou que a possível piora da economia com o agravamento recente da pandemia de Covid-19 seria “bem menos profunda” do que no ano passado

Bancos não fecharão em feriado antecipado, mas recomendam canais digitais

A Febraban recomendou nesta segunda-feira que os bancos priorizem o uso de canais digitais para atendimento ao público nos locais onde houver antecipação de feriados

Covid-19: Receita suspende necessidade de original para autenticação de cópias

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 24/03/2021

Devido ao avanço da pandemia, Fenacon solicita à Receita prorrogação de obrigações principais e acessórias

Visando mitigar os impactos provocados pelo avanço da pandemia de Covid-19 nas micro e pequenas empresas, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, enviou um ofício à Secretaria Especial da Receita Federal, nesta terça-feira

DCTF: Empresas inativas precisam apresentar essa declaração?

Todas as empresas devem estar atentas a este assunto para evitar dores de cabeça, qualquer empresa possui obrigações que podem ser cumpridas, mas muitos se questionam, se a minha empresa está inativa eu preciso entregar esta declaração?

MEI: Saiba se você tem direito ao novo auxílio emergencial

Sebrae preparou guia com perguntas e respostas para auxiliar microempreendedores individuais

Por que declarar o Imposto de Renda sendo isento?

Mesmo quem não é obrigado, pode ter vantagens ao enviar a DIRPF

Calendário de índices e indicadores 2021/2022

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) divulga nesta segunda-feira, dia 22 de março, seu calendário fixo de índices e indicadores, com datas de maio de 2021 a abril de 2022.

MEI desenquadramento por excesso de limite de faturamento e outras causas

O MEI é uma das formas de regularização mais usadas pelos autônomos, isso porque os mesmos recebem um CNPJ e passam a usufruir de muitos benefícios.

Como funciona a dispensa de alvarás e licenças para MEI?

A abertura e o funcionamento de pequenos negócios no Brasil foram simplificados através do MEI (microempreendedor individual).  Essa categoria foi estabelecida pela Lei Complementar nº 128/2008.

Trabalho temporário: veja como funciona esse tipo de contratação

É importante que o Departamento Pessoal conheça quais são esses tipos de relações de trabalho que são permitidos pela legislação. 

Simples nacional: novas empresas ainda podem aderir ao regime

O Simples Nacional, é considerado mais simples, tendo sido criado com o objetivo de diminuir a carga tributária e toda a burocracia enfrentada pelas empresas.

Pesquisa aponta uma queda de 40% nas receitas das PMEs em fevereiro

Com limitações financeiras resultantes de um ano de pandemia, as pequenas empresas brasileiras enfrentaram uma interrupção da recuperação financeira em fevereiro de 2021, mesmo período em que a onda de contágio da Covid-19 voltou a crescer bruscamente. No último mês, a queda média das receitas de pequenas e médias empresas (PMEs) foi de 40% em … Continue lendo “Pesquisa aponta uma queda de 40% nas receitas das PMEs em fevereiro”

SPED: veja quais obrigações as empresas do Simples Nacional devem apresentar

Dentre as obrigações das empresas está a apresentação de certas informações aos órgãos fiscalizadores. Confira

Simples Nacional: veja como as empresas podem negociar suas dívidas

As empresas do Simples Nacional que possuam dívidas relacionadas a impostos federais, podem pedir a negociação de seus débitos.

Lista de benefícios que o governo vai liberar nos próximos dias

Com os avanços da pandemia no país, bem como com os avanços na liberação de uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial, o governo pode se concentrar na viabilização de novos beneficiários que inclusive alguns já estão previstos para serem liberados nesta semana. Dentre a lista de benefícios temos programas voltadas para a preservação … Continue lendo “Lista de benefícios que o governo vai liberar nos próximos dias”

Qual é a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do país?

A importância do empreendedorismo é incontestável para o desenvolvimento do país, pois ajuda na geração de novos postos de trabalho formais, criação de  produtos e serviços para o mercado, entre outras riquezas. Além disso, atitudes empreendedoras têm o poder de criar bem estar social, especialmente quando elas visam apresentar soluções para determinados problemas da sociedade. … Continue lendo “Qual é a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do país?”

IRPF 2021: Receita já recebeu mais de 5,6 milhões de declarações

A Receita Federal recebeu, até as 11 horas desta quarta-feira (17), 5.642.123 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2021, ano-base 2020. O sistema de recepção de declarações da Receita funciona 20 horas por dia. Fica indisponível somente na madrugada, entre 1 hora e 5 horas. No site do órgão, há conjunto de … Continue lendo “IRPF 2021: Receita já recebeu mais de 5,6 milhões de declarações”

Brasil Mais aumenta eficiência e produtividade de empresas

Programa do governo federal em parceria com Sebrae, Senai e ABDI começa a apresentar resultados na ampliação de faturamento e na redução de desperdícios dos pequenos negócios Aumento de 22% no faturamento no início de 2021 em relação ao mesmo período em 2020. O resultado surpreendente foi obtido pela Dynamine, empresa de consultoria especializada em … Continue lendo “Brasil Mais aumenta eficiência e produtividade de empresas”

Confira uma lista recomendações de segurança para trabalhos presenciais

A intensificação de novos casos de infecção da Covid-19 nas últimas semanas fez com que vários estados do Brasil voltassem a aplicar severas medidas de restrição. Como previsto, tais medidas impactam diretamente alguns setores, entre eles, o de serviços. Pensando nisso, o GetNinjas, aplicativo de contratação de serviços, selecionou algumas orientações de segurança para o … Continue lendo “Confira uma lista recomendações de segurança para trabalhos presenciais”

Nota Fria: Saiba como evitar e quais as penalidades

A maioria das pessoas tem dificuldade em reconhecer quando uma nota fria é emitida, e isso é um grande problema, pois podem afetar diretamente sua empresa e te gerar bastante problemas. Elas são geradas no momento em que se declara a prestação de algum serviço ou a venda de algum produto que nunca aconteceu. É um ato … Continue lendo “Nota Fria: Saiba como evitar e quais as penalidades”

MEI dos caminhoneiros: quais as principais mudanças?

Na tentativa de agradar a categoria, o governo pretende criar novas medidas em benefícios aos caminhoneiros, que ameaçam realizar novas greves. A principal reclamação é a alta nos preços dos combustíveis. Uma dessas medidas se trata da regulamentação do Microempreendedor Individual (MEI) para os caminhoneiros autônomos. Esta matéria é antiga, tendo sido aprovada pelo Senado. Depois, … Continue lendo “MEI dos caminhoneiros: quais as principais mudanças?”

Receita Federal detecta nova fraude em e-mail

Fraudadores estão utilizando a informação “Consta um saldo residual do seu último IRPF” para atrair possíveis vítimas. Foi detectada, em atendimento da Receita Federal, uma fraude que informa ‘saldo residual do último IRPF’. A Receita Federal não encaminha e-mail ou mensagens, de qualquer tipo, que contenham dados do contribuinte, solicitem informações pessoais ou informem trâmites … Continue lendo “Receita Federal detecta nova fraude em e-mail”

Trabalhadores devem receber ‘seguro-emprego’ de R$ 500 durante a pandemia

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (11) que o governo federal vem preparando novas medidas para manutenção do emprego e da renda no país durante o surto da Covid-19 no país. Segundo a declaração do ministro, “um pouco mais para frente” as novas medidas devem ser oficialmente anunciadas pelo presidente da república, … Continue lendo “Trabalhadores devem receber ‘seguro-emprego’ de R$ 500 durante a pandemia”

Primeira parcela do Auxílio Emergencial vai ter valor maior?

Muito tem se especulado sobre a primeira parcela do auxílio emergencial vir com valor mais alto. Os rumores começaram após reunião entre o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) nas últimas semanas, onde o governador informou que o Congresso estudo a possibilidade de compensar a … Continue lendo “Primeira parcela do Auxílio Emergencial vai ter valor maior?”

Conheça 6 profissões perfeitas para pessoas comunicativas

Acredita-se que o grande segredo para ter sucesso em uma determinada profissão é gostar do que se faz, e isso é realmente verdade. Para que você consiga desempenhar uma determinada tarefa com qualidade, você precisa gostar dela para dedicar todo o seu esforço para executá-la da melhor forma. Por outro lado, se você fizer sua … Continue lendo “Conheça 6 profissões perfeitas para pessoas comunicativas”

Capital social: entenda o valor mínimo exigido para a EIRELI

Na hora de escolher o tipo societário para sua empresa, podem surgir dúvidas, principalmente relacionadas ao valor de investimento necessário para iniciar as atividades. Isso porque cada empresa possui critérios específicos relacionados ao capital social. Mas você sabia que a Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é o único tipo de empresa individual que exige um … Continue lendo “Capital social: entenda o valor mínimo exigido para a EIRELI”

Núcleo de Acesso ao Crédito explica tudo sobre fluxo de caixa

Aqui está o que você precisa saber sobre o fluxo de caixa para ajudá-lo a criar um plano financeiro e manter o capital circulando pelo seu negócio Como empreendedor, o sucesso do seu negócio depende de como você conduz as finanças. Entender como é a movimentação de dinheiro para dentro e fora da empresa oferece a … Continue lendo “Núcleo de Acesso ao Crédito explica tudo sobre fluxo de caixa”

ISS: entenda como funciona esse imposto e quem deve pagá-lo

O Imposto Sobre Serviços (ISS) incide em diferentes tipos de empresas, sendo voltado àquelas que prestam serviços. Suas regras são estabelecidas pelos municípios, que definem alíquotas e casos de isenção, desta forma, muitos consideram o ISS como um dos impostos  mais complexos. Por isso, hoje vamos falar sobre como funciona a cobrança do ISS, quem … Continue lendo “ISS: entenda como funciona esse imposto e quem deve pagá-lo”

Painel traz transparência para participação estrangeira em licitações públicas

Mais de 100 fornecedores do exterior já se cadastraram para fornecer bens e serviços ao governo O Painel de Empresas Estrangeiras é a mais nova ferramenta de transparência em compras governamentais lançada pelo Ministério da Economia. Desde outubro do ano passado, foram simplificados, por meio da  Instrução Normativa n° 10, os procedimentos para a participação de empresas … Continue lendo “Painel traz transparência para participação estrangeira em licitações públicas”

Como o modelo híbrido de trabalho influencia na organização das empresas

A pandemia de covid-19 pegou as empresas despreparadas no início. As medidas de distanciamento social obrigaram a adoção do home office nas relações de trabalho. Entretanto, conforme o tempo foi passando, o que era visto de forma preconceituosa revelou-se uma ferramenta essencial para manter a produtividade e reduzir os custos. Agora, com a possibilidade da vacina no … Continue lendo “Como o modelo híbrido de trabalho influencia na organização das empresas”

Parcelamento de Débitos Tributários Federais

INTRODUÇÃO          Este presente artigo tem como finalidade demonstrar que os contribuintes que possuem dívidas com a Receita Federal têm a opção de solicitar as cotas de forma fácil e gratuita pela Internet. É importante salientar, que o serviço mais simples visa garantir o acesso às informações fiscais caducadas, de forma a regularizar a sua … Continue lendo “Parcelamento de Débitos Tributários Federais”

Saiba quais são os benefícios de declarar o IRPF 2021 com certificado digital

Para este ano, a Receita Federal anunciou novas regras para a entrega do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 já está disponível para download, desde o dia 25 de fevereiro, e a corrida pelo período de entrega da Declaração IRPF vai de 1º de março a 30 de abril. A dica dos especialistas da Valid é transformar essa tarefa em algo bem mais simples e tranquilo, já que … Continue lendo “Saiba quais são os benefícios de declarar o IRPF 2021 com certificado digital”

Prazo para solicitar seguro-desemprego pode subir para 24 meses

O Ministério da Economia está elaborando a volta do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), a medida acontecerá por meio de uma nova Medida Provisória que deve ser similar àquela aprovada no ano passado que estabeleceu a redução de jornada de trabalho e salário, mantendo o vínculo empregatício dos funcionários. Como … Continue lendo “Prazo para solicitar seguro-desemprego pode subir para 24 meses”

Reforma Tributária pode ser uma aliada para a volta do auxilio emergencial?

Em pauta no Congresso Nacional e paralisada durante a pandemia da Covid-19, a reforma tributária é um tema que atinge diversos setores, já que o Brasil tem uma das mais complexas cargas tributárias do mundo. Diante dos debates sobre essa reforma e a criação de um programa de renda mínima para financiar o auxílio emergencial, … Continue lendo “Reforma Tributária pode ser uma aliada para a volta do auxilio emergencial?”

Como o planejamento pode fazer toda diferença para uma empresa não morrer precocemente

Boa parte da população brasileira é empreendedora, pelo menos no papel, principalmente no período de crise muitas pessoas partiram para o empreendedorismo. Contudo, também foi grande o número de empresas que fecham as portas. Mas o que levam a esses dados assustadores, muitos fatores, como a falta de planejamento, problema na montagem de equipe, falta … Continue lendo “Como o planejamento pode fazer toda diferença para uma empresa não morrer precocemente”

Quem não recebeu Auxílio Emergencial em 2020 está fora da prorrogação

Os brasileiros que não receberam o auxílio emergencial em 2020 vão ficar de fora da nova rodada de pagamentos. A regra vale tanto para quem solicitou o benefício no ano passado e foi negado, bem como para as pessoas que durante o decorrer do ano passado e inicio deste ano, perderam seus trabalhos bem como … Continue lendo “Quem não recebeu Auxílio Emergencial em 2020 está fora da prorrogação”

Novo corte de jornada e salário deve ser liberado por 4 meses

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou na última semana que pretende reeditar o programa de suspensão de contratos e de redução de jornada (com redução proporcional de salários) que vigorou no ano passado. Chamado de BEm (Benefício Emergencial) o programa prevê que o trabalhador que tenha o contrato de trabalho suspenso ou jornada e … Continue lendo “Novo corte de jornada e salário deve ser liberado por 4 meses”

Governo adia bloqueio e suspensão de benefícios previstos no CadÚnico

O Ministério da Cidadania publicou nesta quinta-feira no Diário Oficial da União a suspensão da retomada do cronograma de bloqueio de pagamentos ea suspensão de benefícios previstos no CadÚnico (Cadastro Único) para Programas Sociais custeados pelo governo. Segundo publicado na portaria, o prazo para retomada do cronograma ocorrerá à partir do dia 31 de março … Continue lendo “Governo adia bloqueio e suspensão de benefícios previstos no CadÚnico”

IR 2021: Veja quem está obrigado a devolver o Auxílio Emergencial

Todo ano milhares de brasileiros se preparam para a Declaração do Imposto de Renda, a expectativa é que aproximadamente 32 milhões de declarações sejam enviadas em 2021, e desse total 60% das pessoas terão valor a restituir. Fique atento aos prazos, começou nesta segunda-feira 1° de março a entrega da declaração 2020-2021 que vai até … Continue lendo “IR 2021: Veja quem está obrigado a devolver o Auxílio Emergencial”

Confira dicas para separem as contas PF de PJ para evitar a falência

Os pedidos de falência aumentaram no Brasil ao longo de 2020. De acordo com dados da Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica na transformação de informações para a tomada de decisões em concessão de crédito e negócios em geral, os pedidos de falência aumentaram 12,7% em comparação com 2019. Já as falências decretadas apresentaram … Continue lendo “Confira dicas para separem as contas PF de PJ para evitar a falência”

Aposentadoria especial: O motorista e cobrador de ônibus tem direito a esse benefício?

Você sabe se estes profissionais podem requerer a aposentadoria especial? A maioria das pessoas acham que não é possível, pois, só é possível reconhecer este tempo especial até 28/04/1995. Acompanhe a nossa matéria e entenda sobre o assunto. Já adiantamos que é possível sim, que estes profissionais tenham direito a este benefício, reconhecendo o tempo … Continue lendo “Aposentadoria especial: O motorista e cobrador de ônibus tem direito a esse benefício?”

Carro com desconto PcD só terá isenção de IPI se custar até 70 mil

Como medida ao combate na alta dos preços dos combustíveis, o governo federal divulgou que irá zerar os impostos federais incidentes sobre a comercialização e importação de diesel e gás de cozinha. No caso do diesel a mudança terá vigência por dois meses, já no caso do gás de cozinha será permanente. Contudo, o novo … Continue lendo “Carro com desconto PcD só terá isenção de IPI se custar até 70 mil”

Fiscais da Receita Federal checam ostentação nas redes sociais para validar declaração do IR

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2021 terá início na próxima semana, mas os contribuintes já devem começar a se preparar para não ter transtornos com a Receita Federal. Um deles é o risco de ser pego pelo leão por conta da ostentação nas redes sociais. Não que seja proibido, mas … Continue lendo “Fiscais da Receita Federal checam ostentação nas redes sociais para validar declaração do IR”

Home Office: Como acompanhar a saúde dos colabores através da telemedicina

Com a crise do coronavírus, o sistema home office tornou-se, para a grande maioria das corporações, o chamado “novo normal”. Assim, os colaboradores têm a oportunidade de trabalhar de casa, mantendo suas atividades de rotina, mas com mais liberdade. Entretanto, cuidar da saúde dos colaboradores tornou-se cada vez mais difícil com o isolamento e o distanciamento social. … Continue lendo “Home Office: Como acompanhar a saúde dos colabores através da telemedicina”

Imposto de Renda 2021: Quais as mudanças que vieram com a pandemia?

Com a divulgação das regras e do programa gerador, começa a partir de 1º de março, o período para entrega da Declaração de Ajuste Anual de Imposto de Renda. O prazo termina às 23h59 do dia 30 de abril e até lá, de acordo com Receita Federal, a expectativa é que 32 milhões de declarações sejam enviadas – … Continue lendo “Imposto de Renda 2021: Quais as mudanças que vieram com a pandemia?”

PIS/COFINS: Alíquotas para Gás e Óleo Diesel estão zeradas

O decreto 10.638/2021 alterou o PIS/COFINS sobre a importação bem como a comercialização da gasolina, óleo diesel, gás liquefeito de petróleo e querosene de aviação. Logo os coeficientes de redução do PIS/COFINS, ficam fixados em: um inteiro para o gás liquefeito de petróleo (GLP), quando destinado ao uso doméstico e envasado em recipientes de até … Continue lendo “PIS/COFINS: Alíquotas para Gás e Óleo Diesel estão zeradas”

Conheça as particularidades da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para MEIs

O aumento do desemprego desencadeou diversos fenômenos em 2020, entre eles o crescimento exorbitante da abertura de MEIs – Microempreendedores Individuais: o Brasil fechou o último ano com cerca de 1,8 milhão a mais que em janeiro, segundo dados da Receita Federal. Às vésperas do início do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda, essa … Continue lendo “Conheça as particularidades da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para MEIs”

Auxílio Emergencial terá 1ª parcela liberada este mês

Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara dos Deputados, afirmou na tarde de ontem, 1º de março, em entrevista ao programa Fala Brasil da Record TV, que o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial vai acontecer ainda este mês. De acordo com Lira, será disponibilizado quatro parcelas com valor de R$ 250 cada uma, … Continue lendo “Auxílio Emergencial terá 1ª parcela liberada este mês”

Carga tributária sobre cigarro aumenta durante a pandemia

No Brasil, 57% dos cigarros vendidos são ilegais, de acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE em 2019. Em sua maioria contrabandeados do Paraguai, eles não arrecadam impostos e são vendidos abaixo do preço mínimo estabelecido em lei (R$5,00). Assim, ficam mais acessíveis ao bolso dos brasileiros, principalmente os de menor renda, e financiam organizações criminosas … Continue lendo “Carga tributária sobre cigarro aumenta durante a pandemia”

Parcelamento: PGFN define regras para FGTS e débitos tributários da pandemia

Através das seguintes Portarias, a PGFN estipulou as normas para negociação de débitos com a União: Portaria PGFN 2.381/2021 – Reabre os prazos para ingresso no Programa de Retomada Fiscal no âmbito da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. Poderão ser negociados nos termos desta Portaria os débitos inscritos em dívida ativa da União até 31 de agosto … Continue lendo “Parcelamento: PGFN define regras para FGTS e débitos tributários da pandemia”

Proposta prorroga dedução do IR para doações a programas de saúde

O Projeto de Lei 5307/20 prorroga a possibilidade de deduzir do Imposto de Renda (IR) as doações feitas a dois programas de assistência a pacientes com câncer e pessoas com deficiência. Já aprovada no Senado, a proposta está sendo analisada agora na Câmara dos Deputados. A medida permitirá às pessoas físicas deduzir do IR as … Continue lendo “Proposta prorroga dedução do IR para doações a programas de saúde”

Governo vai reabrir renegociação de dívidas tributárias

BRASÍLIA – Com o endurecimento de medidas restritivas para tentar conter o avanço da covid-19 no Brasil, o governo federal vai reabrir o programa que permite aos contribuintes renegociar dívidas tributárias. A ideia é proporcionar um alívio no caixa das empresas no momento em que governadores decretam o fechamento de estabelecimentos não essenciais devido ao colapso em seus … Continue lendo “Governo vai reabrir renegociação de dívidas tributárias”

CLT: Conheça 4 tipos de jornada de trabalho

Você conhece algum tipo de jornada de trabalho?  É muito importante você saber qual é a mais vantajosa para o seu funcionário e pensando nisto na matéria de hoje vamos citar e explicar 4 tipo de jornada de trabalho. Continue conosco e entenda sobre o assunto. O que é jornada de trabalho para a CLT?  … Continue lendo “CLT: Conheça 4 tipos de jornada de trabalho”

Caixa divulga calendário de saque do FGTS 2021

O pagamento do FGTS 2021 está disponível pela Caixa Econômica Federal, o calendário é referente ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro e fevereiro já podem realizar o saque da parcela relativa ao benefício. A previsão é de que mais de 9,7 milhões de pessoas … Continue lendo “Caixa divulga calendário de saque do FGTS 2021”

Inscrição estadual do MEI: O que é e como obter

A inscrição estadual é um passo obrigatório para todas as empresas do setor comercial e industrial, a qual pode ser adquirida após realizar o cadastro para o efetivo pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), até mesmo para os Microempreendedores Individuais (MEI). Isso porque, se o empreendimento atua na comercialização de produtos … Continue lendo “Inscrição estadual do MEI: O que é e como obter”

Auxílio emergencial 2021 e o cadastro da nova rodada

Muitos leitores recentemente tem nos questionado sobre como se cadastrar na nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial, principalmente com as últimas notícias de que o pagamento deste ano estará mais enxuto, ou seja, com um número menor de beneficiários e somente com os que fazem jus ao pagamento. Porém a nova rodada de pagamentos … Continue lendo “Auxílio emergencial 2021 e o cadastro da nova rodada”

Sebrae defende um Pronampe permanente em benefício dos pequenos negócios

Na estreia da série “ASN Entrevista”, o presidente Carlos Melles fala sobre os grandes desafios para o empreendedorismo em 2021 A partir dessa semana, a Agência Sebrae de Notícias começa a publicar uma série de entrevistas com personalidades que influenciam o empreendedorismo no Brasil. A primeira entrevista é com o presidente do Sebrae, Carlos Melles. … Continue lendo “Sebrae defende um Pronampe permanente em benefício dos pequenos negócios”

Licenças médicas precisam ser anotadas na carteira de trabalho do funcionário?

Na matéria de hoje vamos esclarecer sobre as anotações referentes a licenças médicas na carteira de trabalho do funcionário. Continue conosco e entenda sobre o assunto. A empresa pode incluir informações médicas na carteira de trabalho do funcionário?  Um relato de uma trabalhadora que entrou com uma ação trabalhista que foi ajuizada na 7° Vara … Continue lendo “Licenças médicas precisam ser anotadas na carteira de trabalho do funcionário?”

Você sabe quais são as documentações necessárias para pedir sua aposentadoria?

No conteúdo de hoje vamos listar quais são as documentações necessárias para você requerer a sua aposentadoria, pois, a falta deles poderá dificultar a concessão do seu benefício. Continue conosco e veja quais são os requisitos exigidos pelo INSS para que a sua aposentadoria seja aprovada. Primeiramente é necessário você entender qual a melhor categoria … Continue lendo “Você sabe quais são as documentações necessárias para pedir sua aposentadoria?”

Simples Nacional: conheça o regime e veja os prazos de adesão

O prazo para aderir ao Simples Nacional terminou em janeiro. Esse regime é conhecido pela redução nos impostos que devem ser pagos mensalmente, o que garante mais dinheiro em caixa para ser investido no desenvolvimento do seu empreendimento. Então, se você perdeu o prazo mas tem intenção de aderir ao Simples Nacional, continue acompanhando este … Continue lendo “Simples Nacional: conheça o regime e veja os prazos de adesão”

Reforma tributária mudanças para o futuro

Uma possível simplificação do sistema não significa redução de impostos, por isso é importante sempre buscar informações para entender as propostas de reforma e poder se prevenir para os impactos dessas mudanças. Essa reforma tributária é importante para a maior parte dos brasileiros, entretanto a grade maioria não está bem informada sobre o tema. Até … Continue lendo “Reforma tributária mudanças para o futuro”

Segurança de dados: Saiba como é possível se proteger com ações diárias e simples

Com a crescente onda de crimes cibernéticos no país, a procura por seguros que protejam os dados virtualmente também tem aumentado nos últimos tempos. De acordo com as seguradoras do ramo, enquanto de janeiro a dezembro de 2019 o número de crimes subiu 75.428 para 156.692, em 2020, a quantidade de interessados em seguros subiu … Continue lendo “Segurança de dados: Saiba como é possível se proteger com ações diárias e simples”

MEI: É possível abrir uma franquia, sendo microempreendedor?

Na matéria de hoje vamos explicar se é possível abrir uma franquia, sendo um microempreendedor individual. Você sabe o que é uma franquia? Continue conosco e entenda tudo sobre este assunto. O que é uma franquia?  A franquia é um formato de administração com venda de licença, neste caso o franqueador permite que o franqueado … Continue lendo “MEI: É possível abrir uma franquia, sendo microempreendedor?”

Contribuinte já pode separar a documentação para o IR 2021

Atenção contribuinte, para receber a restituição dentro dos primeiros lotes do Imposto de Renda 2021, o ideal é que já comece a juntar toda a documentação para preencher o documento este ano. De acordo com o divulgado, a Receita Federal vai anunciar nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, às 15 horas, as regras, prazos bem como … Continue lendo “Contribuinte já pode separar a documentação para o IR 2021”

Qual a Diferença entre Lucro Contábil e Lucro Tributável

Hoje vamos falar um pouco sobre esses dois tipos de lucros, dois regimes muito importantes, pois, o lucro contábil atinge diretamente o bolso dos donos e acionistas das empresas, já o Lucro Real ou Lucro Tributável é mais conhecido internacionalmente. Continue conosco e entenda. O Lucro tributável é ligado à remuneração do Fisco, logo no … Continue lendo “Qual a Diferença entre Lucro Contábil e Lucro Tributável”

Atestado médico: empresa pode recusar, descontar do salário ou demitir funcionário? Entenda

Quem falsifica atestado médico pode responder por falsidade ideológica e ser demitido por justa causa — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco O atestado médico garante ao trabalhador o abono dos dias ou das horas de afastamento do serviço e é concedido para justificar a ausência da empresa. De acordo com o advogado da área de direito … Continue lendo “Atestado médico: empresa pode recusar, descontar do salário ou demitir funcionário? Entenda”

Mercado aumenta projeção para taxa básica de juros em 2021

Estimativa é que a taxa básica fique em 3,75% neste ano e 5% para o fim de 2022 – Foto: Marcello Casal Jr A expectativa do mercado financeiro é que a taxa básica de juros, a Selic, suba em 2021 e encerre o ano em 3,75%. Na semana passada, essa estimativa era de 3,50%, de … Continue lendo “Mercado aumenta projeção para taxa básica de juros em 2021”

Reforma tributária simplifica, mas não reduz imposto; conheça as propostas

Paulo Guedes com o então presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, na entrega da primeira parte da reforma tributária – Foto: Luis Macedo Parada há mais de um ano no Congresso e ainda sem ter uma proposta completa do governo, a reforma tributária espera poder voltar aos holofotes em breve. Ela … Continue lendo “Reforma tributária simplifica, mas não reduz imposto; conheça as propostas”

Projeto recria programa de manutenção do emprego e renda por mais 180 dias

Projeto do senador Rogério Carvalho (PT-SE) determina continuidade de programa de apoio ao emprego criado pela MP 936/2020 – Foto: Carol Garcia Para evitar demissões durante a pandemia, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda poderá ser reestabelecido por mais 180 dias. É o que propõe o projeto de lei (PL) 6/2021, … Continue lendo “Projeto recria programa de manutenção do emprego e renda por mais 180 dias”

Proposta amplia condições de pagamento de empréstimos do Pronampe

Criado no ano passado, programa facilita o crédito para microempresas e empresas de pequeno porte. Deputado Vicentinho Júnior: “O projeto de lei será mais uma medida para auxiliar as empresas diante de tão grave crise financeira” – Foto: Najara Araújo O Projeto de Lei 125/21 amplia o prazo de pagamento (de 36 para 60 meses) … Continue lendo “Proposta amplia condições de pagamento de empréstimos do Pronampe”

Quais os impactos dos pacotes de ajustes fiscais nos caixas das empresas em 2021

O ritmo com que começamos 2021 sugere que, do ponto de vista fiscal, a pandemia já passou, uma vez que, além de não contarmos com grandes incentivos relacionados a pacotes emergenciais, pelo menos por enquanto, precisarmos adaptar nosso planejamento orçamentário ao aumento expressivo na carga tributária atual.   Vamos aos números. Nosso país encerrou o ano […]

O post Quais os impactos dos pacotes de ajustes fiscais nos caixas das empresas em 2021 apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .

Auxílio Emergencial pode ser liberado antes do previsto

Na última sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) se reuniram com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para reafirmarem o compromisso com a nova rodada de pagamentos do Auxílio Emergencial. Atualmente segue em discussão o valor da parcela paga na nova rodada, bem … Continue lendo “Auxílio Emergencial pode ser liberado antes do previsto”

Como emitir a segunda via do boleto PGMEI

O Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (PGMEI), se trata de um sistema eletrônico que possibilita a apuração e geração do Documento de Arrecadação Simplificado (DAS), a guia única de recolhimento de impostos devidos pelo Microempreendedor Individual (MEI). Os microempreendedores podem acessar o programa diretamente pelo portal do … Continue lendo “Como emitir a segunda via do boleto PGMEI”

IR 2021: Para o que serve o Informe de Rendimentos e como retirar?

Este tipo de documentação te auxilia para a prestação de conta na sua declaração do Imposto de Renda. Continue conosco e entenda sobre o assunto. O Informe de rendimentos não serve somente para declarar o Imposto de Renda, ele é necessário em outros tipos de situações financeiras da sua vida. Estamos nos referindo a aplicações … Continue lendo “IR 2021: Para o que serve o Informe de Rendimentos e como retirar?”

Direitos do trabalhador ao pedir demissão

O trabalhador que está há anos na mesma empresa, mas que por alguma razão  ficou insatisfeito e notou que o emprego atual não possui o mesmo valor, ou até mesmo aquele que recebeu uma oferta de trabalho irrecusável, pode achar que é um bom momento para se desvincular do cargo atual. Tendo tomado sua decisão, … Continue lendo “Direitos do trabalhador ao pedir demissão”

Quais são os principais tipos de livros contábeis?

Dentre as obrigações das empresas está a escrituração e manutenção dos livros contábeis, que está prevista no Código Comercial Brasileiro. Diante disso, devem ser registradas todas as informações sobre acontecimentos financeiros do empreendimento ao longo do ano. No entanto, muitos profissionais de contabilidade ainda enfrentam problemas com o fisco, devido à falta de atenção aos … Continue lendo “Quais são os principais tipos de livros contábeis?”

Como manter as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa?

Todo empresário deve entender que ao decidir abrir uma empresa, ele deve se responsabilizar por algumas obrigações que vão muito além dos serviços prestados e produtos vendidos. É fundamental cumprir com os diversos processos burocráticos, que incluem a manutenção e entrega das obrigações fiscais e contábeis. Obrigações fiscais Popularmente conhecidas por obrigações tributárias, como o … Continue lendo “Como manter as obrigações fiscais e contábeis de uma empresa?”

Acidentes de trabalho: Como a empresa deve agir juridicamente em casos?

O Brasil, infelizmente, é um dos países recordistas em acidentes de trabalho. Esse número elevado, além de destruir vidas, acaba por sobrecarregar o sistema previdenciário do país. Apesar da triste situação, por se tratar de vidas humanas, o Brasil tem um sistema de proteção ao trabalhador bem rígido. Existem, na maioria das empresas, os técnicos … Continue lendo “Acidentes de trabalho: Como a empresa deve agir juridicamente em casos?”

Rentabilidade: Tire suas dúvidas sobre investimentos a curto prazo

Ao falar sobre investimentos, muitas dúvidas surgem sobre como investir, qual é o perfil predominante e, principalmente, em quanto tempo a rentabilidade virá. Para entender melhor sobre o assunto, o sócio-fundador e assessor de investimentos da iHUB, Paulo Cunha, responde cinco perguntas sobre a realização de lucros no mercado financeiro. Confira: 1. Qual é o … Continue lendo “Rentabilidade: Tire suas dúvidas sobre investimentos a curto prazo”

Trabalho híbrido: conheça tudo sobre este modelo

O trabalho híbrido consiste na união de dois formatos de trabalho, expressão bastante utilizada para estabelecer vínculos empregatícios flexíveis, os quais possibilitam que o trabalho possa ser exercido tanto de maneira presencial quanto remota. A execução do trabalho híbrido pode sofrer variações com base nas regras da empresa para a qual o trabalhador presta os … Continue lendo “Trabalho híbrido: conheça tudo sobre este modelo”

O que você deve saber sobre o pente-fino em 2021.

No ano passado 2020, foi estabelecido um novo cronograma para 2021 do novo pente-fino para os benefícios pagos pelo o INSS e isto desde o ano passado tem preocupado os segurados. Pensando nisso, preparamos esta matéria hoje para você esclarecer suas dúvidas sobre o pente-fino em 2021. Alguns beneficiários não estão impedidos de perder o … Continue lendo “O que você deve saber sobre o pente-fino em 2021.”

Pequenos Negócios se beneficiarão do Open Banking

Primeira fase de implementação desse sistema de integração de dados financeiros já está em execução O início da implementação da primeira fase do Open Banking pelo Banco Central traz boas perspectivas para os pequenos negócios brasileiros. Esse sistema que irá integrar os dados financeiros permitirá o compartilhamento de informações dos clientes entre os bancos, desde … Continue lendo “Pequenos Negócios se beneficiarão do Open Banking”

Brasil e Reino Unido criam comitê conjunto para facilitar comércio

Os dois países desenvolverão esforços para garantir a continuidade de consultas bilaterais sobre questões relacionadas a bens agropecuários A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o secretário de Estado George Eustice, do Departamento do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Reino Unido, assinaram, nesta quinta-feira (11), o Memorando de Entendimento de … Continue lendo “Brasil e Reino Unido criam comitê conjunto para facilitar comércio”

Análise: Reforma tributária deve ser aprovada em até oito meses. Confira!

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciaram na semana passada que pretendem aprovar a proposta de reforma tributária em até oito meses. Para analisar as perspectivas sobre este assunto que está entre as prioridades da agenda do governo federal, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, conversa com o … Continue lendo “Análise: Reforma tributária deve ser aprovada em até oito meses. Confira!”

MP autoriza bancos a dispensar exigências para liberar empréstimos

O governo publicou, no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10), uma medida provisória que facilita o acesso ao crédito da população e das empresas para abrandar os problemas econômicos decorrentes da pandemia de covid-19. A MP 1.028/2021 dispensa as instituições financeiras públicas e privadas, até 30 de junho de 2021, de exigir dos clientes uma … Continue lendo “MP autoriza bancos a dispensar exigências para liberar empréstimos”

Novo Bolsa Família com novo valor em fevereiro?

O Novo Bolsa Família que deveria ter sido lançado no final de janeiro, ficou para este mês, segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. O novo programa deverá ter ticket mínimo superior a R$ 200 e buscar uma emancipação das famílias. “Vamos dar garantia para as famílias. Se a pessoa se empregou e perdeu o … Continue lendo “Novo Bolsa Família com novo valor em fevereiro?”

O que é elisão fiscal e quais os benefícios para a sua empresa

As responsabilidades fiscais podem representar um desafio para os empreendedores iniciantes, que, muitas vezes, não sabem de procedimentos para economizar, de forma legal, com os tributos do negócio. Um termo relativamente novo para alguns é a elisão fiscal, uma prática que auxilia as empresas na redução de custos, o que traz maior competitividade para o empreendimento. … Continue lendo “O que é elisão fiscal e quais os benefícios para a sua empresa”

Veja como solicitar o Retroativo do INSS

O retroativo do INSS é um processo pelo qual a Receita Federal — órgão responsável pelo instituto — realiza pagamentos de valores revistos, ou não repassados, a contribuintes que possuíam o direito de recebê-los em datas passadas. Em outras palavras, significa dizer que algumas pessoas, que por diversos motivos não receberam o devido valor do INSS, têm direito de reaver … Continue lendo “Veja como solicitar o Retroativo do INSS”

Conheça a diferença entre salário e remuneração

Compreender a distinção entre salário e remuneração é extremamente importante para a manutenção da saúde financeira de uma empresa, mesmo que estes termos costumem ser utilizados pelos cidadãos para se referir à mesma coisa. Por isso, observe com atenção a definição e características de cada um deles. Remuneração A remuneração consiste no conjunto de tudo … Continue lendo “Conheça a diferença entre salário e remuneração”

Entenda a discussão em torno da Reforma Tributária e a nova CPMF

Há muitos anos se discute no Brasil o tema da Reforma Tributária e a cada troca de governo, são apresentadas novas promessas de simplificação do sistema de tributário brasileiro, porém, desde a redemocratização em 1988, o que se vê é um sistema oneroso, burocrático e extremamente complexo. Segundo levantamentos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário … Continue lendo “Entenda a discussão em torno da Reforma Tributária e a nova CPMF”

Publicação da Versão 7.0.1 do Programa da ECF

Foi publicada a versão 7.0.1 do programa da ECF, com as seguintes alterações: 1 – Registro Y720: Correção da regra de obrigatoriedade dos campos. 2 – Registro Y800: Correção da regra de validação do registro. 3 – Melhoria do desempenho do programa no momento da validação do arquivo da ECF. As instruções referentes ao leiaute … Continue lendo “Publicação da Versão 7.0.1 do Programa da ECF”

Fim do Auxílio Emergencial, conheça o BIP o substituto do benefício

A nova liberação por três meses e com valores de R$ 200 destinado aos trabalhadores informais que não são atendidos pelo Bolsa Família pode ser liberada já nos próximos dias pelo Governo Federal. Apesar do que era esperado, que era o retorno do Auxílio Emergencial nos mesmos moldes do programa do ano passado, a equipe … Continue lendo “Fim do Auxílio Emergencial, conheça o BIP o substituto do benefício”

Reforma tributária é ‘a mais complexa que temos para fazer’, diz Pacheco

‘Protocolo fiscal’ é a esperança do governo federal para mexer no sistema econômico nacional. Presidente do Senado Federal crê que reformas econômicas podem ‘corrigir distorções’ orçamentárias – Foto: Marcos Vieira Para o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), as reformas econômicas desejadas pelo governo federal podem “corrigir distorções” presentes no orçamento da União e aliviar as … Continue lendo “Reforma tributária é ‘a mais complexa que temos para fazer’, diz Pacheco”

Taxa de contribuição mensal do MEI irá aumentar em março

  A taxa mensal de contribuição paga pelos microempreendedores individuais (MEI) para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) irá aumentar em março. Com essa alteração, o valor a ser pago passará a ser de R$ 55, o equivalente a 5% do valor do salário mínimo. O reajuste já estava previsto devido ao aumento do … Continue lendo “Taxa de contribuição mensal do MEI irá aumentar em março”

Governo deixa de cobrar R$ 242,6 bi em dívidas tributárias

Medida deu fôlego a empresas e pessoas impactadas pela pandemia do novo coronavírus Como parte do pacote anticrise implementado em 2020, o governo deixou de cobrar R$ 242,6 bilhões em débitos tributários inscritos na dívida ativa da União. O objetivo foi dar fôlego a empresas e pessoas impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Assim como … Continue lendo “Governo deixa de cobrar R$ 242,6 bi em dívidas tributárias”

eSocial: empresas do 2º grupo devem aderir à DCTFWeb até dia 19

Empresas do 2º grupo do eSocial podem entregar a DCTFWeb a partir de março, mas, para isso, precisam aderir a opção da DCTFWeb até dia 19 de fevereiro. As empresas do 2º grupo do eSocial que ainda não entregam a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web – DCTFWeb, ou seja, aquelas já obrigadas … Continue lendo “eSocial: empresas do 2º grupo devem aderir à DCTFWeb até dia 19”

Brasileiros vão poder receber até 5 benefícios em fevereiro?

O fim do Auxílio Emergencial bem como a incerteza sobre sua prorrogação tem feito o Governo Federal estudar uma serie de benefícios emergenciais que podem ser liberados antecipadamente aos cidadãos a partir deste mês de fevereiro. Dentre os benefícios que estão sendo confirmados e se confirmando temos o 13º salário aos segurados do INSS, bem … Continue lendo “Brasileiros vão poder receber até 5 benefícios em fevereiro?”

Com até quantos anos recebo a Pensão por Morte e Alimentícia?

Existem dois institutos que devem ser diferenciados: a pensão alimentícia e a pensão por morte. A pensão alimentícia é devida aos filhos até que atinjam a maioridade (18 anos) ou enquanto cursarem o pré-vestibular, ensino técnico ou superior e não possuam condições de prover sua própria subsistência, limitada à idade de 24 anos. A pensão por morte, por … Continue lendo “Com até quantos anos recebo a Pensão por Morte e Alimentícia?”

Você sabe o que é Salário Sob Demanda?

Na matéria de hoje vamos abordar sobre um novo benefício, chamado salário sob demanda, já adiantamos que a vantagem dele é que pode ser solicitado a qualquer momento pelo funcionário. Continue conosco e entenda. Todo mundo já passou meio apertado no meio ou final do mês, ou porque não tem controle dos seus gastos, ou … Continue lendo “Você sabe o que é Salário Sob Demanda?”

MEI: confira as mudanças para categoria em 2021

Para se tornar um microempreendedor individual neste ano, é preciso estar enquadrado em algumas regras Em 2020, o Brasil somou 2,6 milhões de novos Microempreendedores Individuais (MEIs), chegando ao total de 11,3 milhões, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O aumento expressivo nos empreendedores foi motivado pelo alto índice … Continue lendo “MEI: confira as mudanças para categoria em 2021”

Liberado FGTS, PIS/Pasep, 13° INSS e novo Bolsa Família?

O fim do Auxílio Emergencial como todos sabem chegou ao fim, contudo, desde o encerramento nos pagamentos do benefício muitas discussões sobre a situação do país tem se intensificado, principalmente porque o benefício era destinado a população diretamente atingida pelos impactos da pandemia. O que colabora ainda mais com essa discussão é que desde que … Continue lendo “Liberado FGTS, PIS/Pasep, 13° INSS e novo Bolsa Família?”

Produção industrial avança 0,9% em dezembro e fecha 2020 com queda de 4,5%

Em dezembro de 2020, a produção industrial cresceu 0,9% frente a novembro, na série com ajuste sazonal. Após oito meses de alta, o setor acumulou crescimento de 41,8%, eliminando a perda de 27,1% registrada entre março e abril, que havia levado a produção ao nível mais baixo da série. Dezembro 2020 / Novembro 2020 0,9% … Continue lendo “Produção industrial avança 0,9% em dezembro e fecha 2020 com queda de 4,5%”

Mulheres: Mesmo sendo tão capazes quanto os homens a realidade brasileira é outra

Hoje, as mulheres respondem por 43,8% dos 93 milhões de brasileiros ocupados. A desigualdade salarial entre homens e mulheres no país diminuiu no ano de 2019, mas ainda continua em um nível muito alto. Segundo dados obtidos pelo Grupo Croma através da segunda edição do Oldiversity, 71% dos entrevistados acreditam que os homens ganham mais que … Continue lendo “Mulheres: Mesmo sendo tão capazes quanto os homens a realidade brasileira é outra”

Conheça algumas dicas para evitar ações trabalhistas

Na matéria de hoje vamos falar um pouco mais sobre ações trabalhistas, no nosso cenário atual a maioria dos trabalhadores sabem dos seus direitos  e por isso as empresas devem estar atentas aos cumprimentos das regras que são estabelecida de acordo com a CLT, para que quando for necessário desligar um funcionário você não tenha … Continue lendo “Conheça algumas dicas para evitar ações trabalhistas”

Governo pode liberar linha de crédito para bares e restaurantes

Um dos mais atingidos pelas medidas de restrições, setor pode ter acesso ao Pronampe, programa de crédito para micros e pequenas empresas. Bolsonaro prometeu aos bares dar em 15 dias uma resposta sobre a linha de crédito – Depois que o presidente Jair Bolsonaro entrou em campo, o Ministério de Economia estuda a possibilidade de … Continue lendo “Governo pode liberar linha de crédito para bares e restaurantes”

Receita Federal: Nota de Esclarecimento sobre vazamento de dados

Sobre as matérias veiculadas na imprensa referente ao vazamento de dados pessoais de brasileiros, incluindo o Cadastro da Pessoa Física (CPF), a Receita Federal informa que não houve vazamento de sua base de dados, e se colocou à disposição das autoridades para auxiliar no esclarecimento dos fatos se necessário. Cada inscrito no CPF recebe um … Continue lendo “Receita Federal: Nota de Esclarecimento sobre vazamento de dados”

Tributos: Confira a nota da Receita sobre o adiamento de pagamento do Simples Nacional

Em reunião ocorrida nos dias 27 e 28 de janeiro de 2021, os membros do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) decidiram por prorrogar excepcionalmente o prazo para o pagamento dos tributos apurados pelo Simples Nacional relativos ao período de apuração janeiro de 2021. A data de vencimento, que originalmente seria 20 de fevereiro de … Continue lendo “Tributos: Confira a nota da Receita sobre o adiamento de pagamento do Simples Nacional”

Regularização de pendências na adesão ao Simples pode ser feita até o dia 15 de fevereiro

  Dia 29 de janeiro foi o último dia para que os pequenos negócios fizessem a adesão ao Simples, mas prazo para regularização de pendências é prorrogado para 15 de fevereiro Os donos de micro e pequenos negócios que faturam até R$ 4,8 milhões por ano terão mais tempo – até 15 de fevereiro, para … Continue lendo “Regularização de pendências na adesão ao Simples pode ser feita até o dia 15 de fevereiro”

Receita Federal alerta contribuintes sobre e-mail falso circulando em nome da Instituição

Ao longo dos últimos dias, alguns contribuintes relataram ter recebido um e-mail utilizando, de forma ilegal, o nome da Receita Federal. A mensagem alega que, com base em análise da entrega da Declaração do Imposto de Renda do contribuinte, foram encontrados problemas relacionados ao seu CPF. A mensagem afirma ainda que os problemas devem ser … Continue lendo “Receita Federal alerta contribuintes sobre e-mail falso circulando em nome da Instituição”

Prorrogado prazo de pagamento de tributos no âmbito do Simples Nacional

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 29/01/2021 | Edição: 20 | Seção: 1 | Página: 21 Órgão: Ministério da Economia/Secretaria Especial de Fazenda/Comitê Gestor do Simples Nacional RESOLUÇÃO CGSN Nº 157, DE 28 DE JANEIRO DE 2021 Dispõe sobre a prorrogação de prazo de pagamento de tributos no âmbito do Simples Nacional. O Comitê Gestor do Simples Nacional, no uso das atribuições que lhe conferem … Continue lendo “Prorrogado prazo de pagamento de tributos no âmbito do Simples Nacional”

País tem saldo positivo no emprego formal em 2020, mas não recupera vagas perdidas na pandemia

O Brasil encerrou 2020 com geração líquida (contratações menos demissões) de 142.690 empregos formais, segundo os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Economia. Apesar do saldo positivo, os resultados mostram que não foram recuperadas as vagas perdidas pelos efeitos da pandemia do coronavírus, que levaram a um fechamento de 1,6 milhão de postos … Continue lendo “País tem saldo positivo no emprego formal em 2020, mas não recupera vagas perdidas na pandemia”

Governo estuda facilitar corte de jornada e salário

O Ministério da Economia estuda aprimorar e simplificar o lay-off, instrumento que já existe e pelo qual as empresas em momentos de crise podem suspender o contrato de trabalho por até cinco meses, enquanto os trabalhadores receberiam o seguro-desemprego. Essa é uma das alternativas em estudo pela equipe econômica para substituir o Programa de Preservação … Continue lendo “Governo estuda facilitar corte de jornada e salário”

Golpe: Receita alerta para e-mail falso sobre regularização do CPF

Usuários do Portal Contábeis relataram que têm recebido e-mails falsos em nome da Receita Federal solicitando a regularização de pendências no CPF para evitar possíveis suspensões no documento. O e-mail, formulado por criminosos, tenta induzir os contribuintes a fornecerem informações confidenciais, como fiscais e bancárias, como mostra a imagem abaixo. É possível perceber que a … Continue lendo “Golpe: Receita alerta para e-mail falso sobre regularização do CPF”

Capital de giro: o que é, para que serve e como calcular

Esse recurso é utilizado pela empresa para financiar despesas de curto prazo e, por isso, merece atenção do administrador. Saiba tudo a respeito O setor financeiro da empresa é um dos que demandam mais atenção do administrador, pois é por meio dele que serão gerenciados os recursos necessários para o funcionamento do negócio. Nesse contexto, o capital de giro é um dos […]

O post Capital de giro: o que é, para que serve e como calcular apareceu primeiro em Contabilidade na TV.

Lojista: Como evitar o desperdício financeiro com a diversidade de tributos e taxas

A partir da primeira semana de janeiro, os empresários brasileiros terão que trabalhar até os primeiros dias de março para pagarem os impostos e taxas inerentes à operação de seus negócios. É um número elevado, sem dúvida. Contudo, mais do que o valor financeiro a ser pago, a preocupação também passa pela quantidade e diversidade … Continue lendo “Lojista: Como evitar o desperdício financeiro com a diversidade de tributos e taxas”

Governo é contra prorrogação do Auxílio Emergencial, e agora?

Em recente declaração o presidente Jair Bolsonaro, bem como o ministro da Economia Paulo Guedes voltaram se posicionar contra uma nova prorrogação do Auxílio Emergencial mesmo sofrendo grande pressão de parte da classe política para que o governo renove o benefício este ano. Bolsonaro alega que medidas temporárias relacionadas a crise precisam ser temporárias e que […]

O post Governo é contra prorrogação do Auxílio Emergencial, e agora? apareceu primeiro em Rede Jornal Contábil – Contabilidade, MEI , crédito, INSS, Receita Federal .

Salário e licença-maternidade: Veja qual é a diferença

Antes de mais nada, é importante dizer que o salário-maternidade é um direito previsto pelos Artigos 71 e 73 da Lei nº 8.213, de 1991, bem como nos Artigos 93 e 103 do Decreto 3.048, de 1999. O salário-maternidade consiste em um benefício previdenciário voltado para todas as seguradas inscritas no Regime Geral da Previdência … Continue lendo “Salário e licença-maternidade: Veja qual é a diferença”

Despesas com publicidade e propaganda não podem ser lançadas como créditos para o PIS nem Cofins

A Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença que impediu o lançamento de créditos das contribuições para o PIS (Programas de Integração Social) e Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), na modalidade insumo, de despesas de uma empresa com propaganda e publicidade. Em recurso de apelação, a empresa … Continue lendo “Despesas com publicidade e propaganda não podem ser lançadas como créditos para o PIS nem Cofins”

Home office: Confira dicas de segurança para o trabalho remoto

O ano novo começou com a confirmação de mais dias de isolamento social pela frente e, nesse contexto, algumas tendências estabelecidas em 2020 seguem fortes em 2021. A principal delas é o home office, que, apesar de  dividir opiniões, segue sendo uma solução para inúmeras empresas. Com a possibilidade de passar mais um ano nessa realidade, ou … Continue lendo “Home office: Confira dicas de segurança para o trabalho remoto”

Plataforma de CRM: 6 motivos para usa-la em sua empresa

Um software de CRM, hoje, oferece inúmeras possibilidades para a evolução de qualquer empreendimento, sobretudo os de menor porte. É simples entender a razão pela qual esse tipo de plataforma obteve tamanha relevância. Para os profissionais de marketing e vendas, é fundamental acessar informações precisas sobre os clientes e leads que a empresa necessita atingir. … Continue lendo “Plataforma de CRM: 6 motivos para usa-la em sua empresa”

Fraudes de identificação digital: Quais foram as mais comuns em 2020?

É cada vez maior o número de pessoas que usam os meios digitais para adquirir produtos e ter acesso aos serviços de bancos, fintechs, corretoras, empresas de entretenimento, entre outras. Com a pandemia, isso aumentou ainda mais e fez crescer o aumento de fraudes eletrônicas. Focada em prevenir fraudes no meio digital, a Combate à Fraude fez … Continue lendo “Fraudes de identificação digital: Quais foram as mais comuns em 2020?”

Aumento de 25 % na aposentadoria por invalidez em 2021.

O INSS ampara vários trabalhadores brasileiros que cumprem com seus requisitos em dia. São vários tipos de benefícios e hoje vamos falar sobre a aposentadoria por invalidez, esta categoria é para os trabalhadores segurados que se encontram total e permanentemente incapazes de  trabalhar. Continue conosco que vamos explicar sobre o aumento de 25% neste benefício. … Continue lendo “Aumento de 25 % na aposentadoria por invalidez em 2021.”

Salário Mínimo: Você sabe como funciona o reajuste anual?

Na matéria de hoje vamos falar sobre o reajuste anual, você sabe como funciona? Sabe porque isto acontece? E a sua empresa está adequada às leis trabalhistas? Continue conosco que na matéria de hoje vamos esclarecer essas dúvidas. Todos os anos ocorre o reajuste anual por diversos motivos, por isso é muito importante que a … Continue lendo “Salário Mínimo: Você sabe como funciona o reajuste anual?”

Demonstrações contábeis: o que são e qual a importância delas?

As demonstrações contábeis se referem a documentos que as empresas elaboram ao fim de cada exercício social. Não se tratam apenas de uma obrigação, mas também são documentos importantes utilizados para que se tenha compreensão da evolução financeira do seu empreendimento, além da situação fiscal do mesmo. Ao expressarem os resultados financeiros, são utilizadas visando … Continue lendo “Demonstrações contábeis: o que são e qual a importância delas?”

Empresas são notificadas por irregularidades no envio do CAGED e eSocial

Na matéria de hoje vamos esclarecer sobre as empresas que estão sendo notificadas por enviar o CAGED e não enviar o eSocial. Continue conosco e fique por dentro do assunto! Irregularidade Muitas empresas estão sendo notificadas por conta da Malha Fiscal Trabalhista, pois, o número de irregularidades encontradas no cruzamento eSocial x CAGED é muito … Continue lendo “Empresas são notificadas por irregularidades no envio do CAGED e eSocial”

Tudo que você precisa saber sobre a segurança do trabalho

Na matéria de hoje vamos falar tudo sobre a segurança no trabalho o que diz a Organização Internacional do Trabalho? Continue conosco e fique por dentro deste assunto. Você sabe o que é segurança do trabalho? A segurança do trabalho tem o objetivo de proteger a integridade física dos funcionários, ela também é conhecida como … Continue lendo “Tudo que você precisa saber sobre a segurança do trabalho”

Benefícios podem ser pagos aos dependentes do MEI? Veja quais são eles

Manter em dia as contribuições à Previdência Social garantem ao trabalhador o direito à benefícios, que são pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Isso também vale para o empreendedor que se registra como MEI (Microempreendedor Individual). Mas você sabia que esses benefícios também se estendem aos dependentes do MEI? Esse é um tema … Continue lendo “Benefícios podem ser pagos aos dependentes do MEI? Veja quais são eles”

Novo valor de contribuição do INSS reajustada começa em fevereiro

O valor da contribuição previdenciária para os trabalhadores que atuam sobre o regime CLT será reajustada à partir das remunerações de fevereiro. O reajuste se deve ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) bem como ocorreu com o valor das aposentadorias e pensões do INSS. No dia 12 de janeiro o IBGE divulgou as … Continue lendo “Novo valor de contribuição do INSS reajustada começa em fevereiro”

Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro

A Sondagem Industrial mostra que os estoques seguem em níveis baixos, há escassez de insumos, mas as expectativas seguem otimistas e a intenção de investimento aumentou A pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que, pela primeira vez em dez anos, houve aumento de emprego no mês. O índice de evolução do … Continue lendo “Emprego cresce na indústria em um movimento atípico para dezembro”

Crédito deve encerrar 2020 com crescimento de 15,4%, mostra pesquisa da Febraban

A expansão do saldo total poderá ser a maior desde 2012, reforçando o papel dos bancos para mitigação da crise econômica. Carteira de crédito para empresas pode fechar o ano com o maior crescimento desde 2008 O saldo total da carteira de crédito deve apresentar crescimento mensal de 1,5% em dezembro, o oitavo avanço seguido, … Continue lendo “Crédito deve encerrar 2020 com crescimento de 15,4%, mostra pesquisa da Febraban”

MEI que ultrapassou limite de faturamento deve mudar de categoria até o dia 29

O MEI (microempreendedor individual) que excedeu o limite de faturamento em até 20%, não ultrapassando R$ 97,2 mil, no ano de 2020, deverá mudar a categoria, se encaixando em microempresa. Mesmo tendo o prazo para realizar a declaração até 31 de maio, o Sebrae avisa que o MEI que está com o faturamento superior a … Continue lendo “MEI que ultrapassou limite de faturamento deve mudar de categoria até o dia 29”

Governo federal lança sistema para simplificar a abertura de empresas

O Ministério da Economia lançou hoje (20) o Balcão Único, um projeto que permitirá aos cidadãos abrirem uma empresa “de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio no Brasil”. A primeira cidade a aderir ao projeto foi São Paulo, que já disponibilizou o novo sistema no dia 15. A … Continue lendo “Governo federal lança sistema para simplificar a abertura de empresas”

Saiba o que é como calcular rescisão trabalhista

Ao decidir empreender, é comum precisar contratar colaboradores para ajudar com as atividades do negócio. Nesse caso, é necessário observar as regras trabalhistas para pagar todas as verbas corretamente. Uma das principais dúvidas sobre o assunto trata da rescisão trabalhista — o término do contrato de trabalho. Existem diversas modalidades utilizadas, cada uma com regras … Continue lendo “Saiba o que é como calcular rescisão trabalhista”

Doações podem reduzir o Imposto de Renda

No ano de 2020 a Receita Federal criou uma nova regra para o Imposto de Renda (IR). O contribuinte que fizer uma doação diretamente na declaração do Imposto de Renda, como recursos para fundos controlados por conselhos municipais, estaduais e nacionais do idoso, será contemplado com um desconto no valor a ser pago pelo imposto. … Continue lendo “Doações podem reduzir o Imposto de Renda”

Salário mínimo terá novo reajuste este ano

O salário mínimo para 2021 deverá sofrer um novo reajuste. O fato acontece devido a divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em que apontou em nova atualização o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) que fechou o acumulado de 2020 em 5,45% Com isso, até o fim de janeiro, o Ministério … Continue lendo “Salário mínimo terá novo reajuste este ano”

Aposentadorias e pensões passarão por novo reajuste

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefícios com valor de um salário mínimo podem ter nova correção este ano, o reajuste valerá para quem recebe aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada. Os benefícios haviam sido corrigidos em R$ 1.100 conforme o novo piso salarial para 2021. Contudo, após … Continue lendo “Aposentadorias e pensões passarão por novo reajuste”

Confira o calendário oficial do Bolsa Família 2021.

Na matéria de hoje vamos falar sobre o pagamento do Bolsa Família hoje, 18. E já aproveitando o assunto vamos disponibilizar o calendário de todos os meses do ano. Continue conosco e confira. Os primeiros beneficiários a receber o benefício, é com o número de Identificação Social (NIS) de final 1. Este benefício é pago … Continue lendo “Confira o calendário oficial do Bolsa Família 2021.”

Como manter a segurança durante a volta dos colaboradores ao ambiente de trabalho

As empresas no Brasil estão começando a voltar ao escritório e algumas já planejam fazê-lo nos próximos meses. Não há um guia de instruções claro para os desafios à frente, especialmente em meio às incertezas em torno da evolução da pandemia de COVID no Brasil. Organizações em todos os setores têm alguns desafios urgentes a … Continue lendo “Como manter a segurança durante a volta dos colaboradores ao ambiente de trabalho”

Veja o que é e como funciona o modelo de Trabalho Híbrido

Você com certeza já deve ter ouvido falar no modelo de trabalho híbrido, certo? Nos últimos meses, com a presença do coronavírus no Brasil, muitas empresas se viram obrigadas a remanejar suas atividades, seja no modelo produtivo, nas vendas, nas jornadas de trabalho ou no tamanho das equipes. E uma das mudanças que foi adotada … Continue lendo “Veja o que é e como funciona o modelo de Trabalho Híbrido”

Publicação da Versão 8.0.0 do Programa da ECD

Foi publicada a versão 8.0.0 do programa da ECD, com as atualizações referentes ao leiaute 9, que deve ser utilizado para transmissões de arquivos da ECD referentes ao ano-calendário 2020. A versão 7.0.9 do programa da ECD ficará disponível para transmissão de situações especiais de 2020, no leiaute 8, até 31 de janeiro de 2021. … Continue lendo “Publicação da Versão 8.0.0 do Programa da ECD”

IPC-S desacelera na segunda quadrissemana de janeiro

O IPC-S de 15 de janeiro de 2021 variou 0,52%, ficando 0,27 ponto percentual (p.p) abaixo da taxa registrada na última divulgação. Com este resultado, o indicador acumula alta de 0,52% no ano e 5,10% nos últimos 12 meses. Nesta apuração, três das oito classes de despesa componentes do índice registraram decréscimo em suas taxas de variação. … Continue lendo “IPC-S desacelera na segunda quadrissemana de janeiro”

Projeto permite usar créditos tributários para compensar multas

Contribuinte poderia fazer a compensação entre tributos e contribuições administrados pela Receita Federal Proposta em análise na Câmara dos Deputados permite usar créditos de valores pagos a mais para compensar débitos relativos a multas em tributos e contribuições administrados pela Receita Federal. O PL 3720/20 altera a Lei do Ajuste Tributário, de 1996. O autor, deputado … Continue lendo “Projeto permite usar créditos tributários para compensar multas”

Veja quais são os documentos essenciais para a aposentadoria especial

A aposentadoria especial se trata de um benefício direcionado aos trabalhadores que colocam a própria saúde e integridade física em risco durante o exercício da profissão, tais como médicos, dentistas, enfermeiros, aeronautas, bombeiros, mineiros, agentes penitenciários, metalúrgicos, entre vários outros. No entanto, após a Reforma da Previdência, as regras que dispõem sobre a concessão deste … Continue lendo “Veja quais são os documentos essenciais para a aposentadoria especial”

Covid-19 pode ser considerada acidente de trabalho?

No mês de maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou que a Covid-19 pode ser considerada como acidente de trabalho. A decisão foi tomada por meio da Medida Provisória nº 927, de 2020, a qual afirmava justamente o contrário, então, foi editada pelo Governo Federal que agregou medidas excepcionais com o intuito de … Continue lendo “Covid-19 pode ser considerada acidente de trabalho?”

Professora obtém rescisão indireta por atraso de dois meses no pagamento de salários

A Quarta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu o direito de uma professora da ISCP Sociedade Educacional Ltda., de São Paulo (SP), à rescisão indireta do contrato de trabalho, em razão do atraso salarial de dois meses. Segundo o colegiado, o pagamento do salário figura entre as principais obrigações do empregador no âmbito do … Continue lendo “Professora obtém rescisão indireta por atraso de dois meses no pagamento de salários”

PIS e Cofins não compõem sua própria base de cálculo, diz juíza

Contribuições que não compõem faturamento ou receita bruta das empresas devem ser excluídas da base de cálculo do PIS e da Cofins. Dessa forma, a 5ª Vara Cível Federal de São Paulo reconheceu o direito de uma indústria de sistemas de automação não incluir os valores do PIS e da Cofins nas suas próprias bases … Continue lendo “PIS e Cofins não compõem sua própria base de cálculo, diz juíza”

Programa Casa Verde e Amarela é sancionado com veto a unificação de tributos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.118, de 2021, que cria o Programa Casa Verde e Amarela, substituto do Minha Casa, Minha Vida. Além do financiamento habitacional, o novo plano inclui regularização fundiária e crédito para reformas. A norma é resultado da medida provisória (MP) 996/2020, aprovada pelo Senado em dezembro. O texto foi … Continue lendo “Programa Casa Verde e Amarela é sancionado com veto a unificação de tributos”

Contribuição ao INSS muda em fevereiro: saiba quanto você vai pagar

Com o reajuste do teto dos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de R$ 6.101,06 para R$ 6.433,57, as faixas de contribuição dos empregados com carteira assinada, domésticos e trabalhadores avulsos foram atualizadas. Com o reajuste de 5,45% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), quem ganha menos vai contribuir menos para o INSS, … Continue lendo “Contribuição ao INSS muda em fevereiro: saiba quanto você vai pagar”

MEI, atenção as novas obrigações no inicio do ano

O Microempreendedor Individual (MEI) trata-se de um empreendedor que possui um pequeno negócio e conduz sua empresa sozinho ou com um funcionário. Para a categoria MEI a uma determinação de rendimento fixo anual para se manter dentro da modalidade, que atualmente é de R$ 81 mil. O MEI foi desenvolvido pelo Governo Federal como forma … Continue lendo “MEI, atenção as novas obrigações no inicio do ano”

Proposta limita prazo para empregado questionar irregularidade no contrato de trabalho

O Projeto de Lei 3569/20 limita em três meses o prazo para que empregados questionem empregadores domésticos, microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas e entidades sem fins lucrativos sobre irregularidades no contrato de trabalho que possam dar causa à rescisão indireta (quando o trabalhador pede o fim do contrato porque o empregador descumpriu a lei). … Continue lendo “Proposta limita prazo para empregado questionar irregularidade no contrato de trabalho”

Governo Federal simplifica cadastros para MEI participar de processos licitatórios

Desde o último dia de 23 dezembro, todos os microempreendedores individuais (MEI) passaram a contar com mais uma facilidade para participar de processos licitatórios do governo federal. Para se cadastrar como prestador de serviços, o MEI não será mais obrigado a fornecer os dados da certificação digital no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf). … Continue lendo “Governo Federal simplifica cadastros para MEI participar de processos licitatórios”

Consigo realizar o saque do FGTS em 2021?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi um benefício trabalhista que ajudou bastante os brasileiros durante a pandemia da Covid-19, especialmente aquelas pessoas que, embora não estivessem desempregados, também sofreram os impactos através da redução ou suspensão da jornada de trabalho e salário. Por isso, no ano passado, além de disponibilizar o … Continue lendo “Consigo realizar o saque do FGTS em 2021?”

Vale a pena investir na previdência privada?

Na matéria de hoje vamos falar sobre a previdência privada, você sabe o que é? Vale a pena investir? Continue conosco, vamos explicar se vale a pena ou não investir. Se vale a pena investir, já adiantamos que a resposta é depende, pois, é certo que guardar dinheiro neste tipo de investimento tem várias vantagens, … Continue lendo “Vale a pena investir na previdência privada?”

Pendências do CPF podem ser regularizadas nos canais virtuais da Receita Federal

A Receita Federal informa que pendências relativas ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) podem ser regularizadas por meio de seus canais virtuais de atendimento. Além disso, alerta para a importância de o contribuinte manter seus dados cadastrais atualizados. A correção é gratuita pela internet. Caso o contribuinte opte por utilizar a rede conveniada – Banco … Continue lendo “Pendências do CPF podem ser regularizadas nos canais virtuais da Receita Federal”

eSocial: Saiba o que fazer quando emitir a guia em atraso

Com o intuito de reunir informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias sobre funcionários e contratados independentes, foi criado o eSocial. Podemos dizer que o eSocial também faz parte de uma outra iniciativa do Governo que é chamada de SPED, que quer dizer “ Sistema Público de Escrituração Digital), que já começou alterando regras e metodologias de … Continue lendo “eSocial: Saiba o que fazer quando emitir a guia em atraso”

Veja quem consegue se aposentar nas regras de transição em 2021.

As regras das aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social foram alteradas em 1° de janeiro deste ano, essa mudança teve o objetivo fazer com que o trabalhador fique por mais tempo no mercado. Na matéria de hoje vamos explicar um pouco mais sobre este assunto. Continue conosco e esteja atento às regras. Toda alteração … Continue lendo “Veja quem consegue se aposentar nas regras de transição em 2021.”

Receita limita benefício fiscal previsto para empresas com casos de Covid-19

A Receita Federal limitou o benefício fiscal previsto na Lei 13.982/2020, sancionada no início da epidemia do coronavírus, que permite às empresas deduzir do repasse das contribuições da previdência social, o valor devido ao funcionário que for afastado por Covid-19 — observando o limite máximo do salário de contribuição do RGPS. De acordo com a … Continue lendo “Receita limita benefício fiscal previsto para empresas com casos de Covid-19”

Pequenas empresas têm até o dia 29 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

  Solicitação é realizada somente pela internet e pode ser feita tanto por empresas já em atividade como para as que estão em início de funcionamento As microempresas e empresas de pequeno porte têm até o dia 29 de janeiro para optar pelo regime tributário do Simples Nacional. A solicitação pode ser feita pela internet, … Continue lendo “Pequenas empresas têm até o dia 29 de janeiro para aderir ao Simples Nacional”

Como começar a empreender em 2021?

O Brasil tem mais de 12.700 startups, segundo o último levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups) de fevereiro de 2020. Levando em conta esse crescimento no interesse em empreender mais a cada ano, Beatriz Montiani, diretora de Inovação da Visa e responsável pelo Programa de Aceleração, separou dicas essenciais para quem deseja começar uma startup em … Continue lendo “Como começar a empreender em 2021?”

Dois benefícios podem ser antecipados em 2021 após o fim do auxílio emergencial

Dois benefícios podem ser antecipados após o fim do auxílio emergencial de R$ 300. A equipe econômica do governo Bolsonaro, está analisando a possibilidade de antecipar o 13° salário dos aposentados. Em matéria publicada pelo Estadão, a equipe econômica informa que essa antecipação seria um plano de contingência, caso aconteça um aumento no avanço da … Continue lendo “Dois benefícios podem ser antecipados em 2021 após o fim do auxílio emergencial”

Caixa vai liberar até R$ 5 mil aos beneficiários após o fim do auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal (CEF) irá conceder empréstimo aos trabalhadores informais que estavam recebendo o auxílio emergencial durante a pandemia. A intenção do Governo Federal é lançar uma nova linha de microcrédito com o objetivo de ajudar a este público que ficou desprotegido com o fim do auxílio de R$ 600 e R$ 300. O … Continue lendo “Caixa vai liberar até R$ 5 mil aos beneficiários após o fim do auxílio emergencial”

Trabalhadores deixaram de resgatar R$ 12 milhões do saque FGTS emergencial

O FGTS emergencial de R$ 1.045 foi liberado no ano passado para amenizar o impacto do novo coronavírus na economia. Porém, a Caixa Econômica Federal informou que registrou o retorno de R$ 12 bilhões para as contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço(FGTS). Na verdade o que aconteceu foi que os recursos no … Continue lendo “Trabalhadores deixaram de resgatar R$ 12 milhões do saque FGTS emergencial”

FGTS: Como realizar o saque total em 2021 mesmo sem ser demitido

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) durante a pandemia do novo coronavírus permitiu que os trabalhadores brasileiros realizassem o saque de forma emergencial, sem que necessariamente tenham sido demitidos do seu emprego. A autorização foi dada pelo governo federal para amenizar os impactos da crise financeira. Agora, em 2021 será possível realizar … Continue lendo “FGTS: Como realizar o saque total em 2021 mesmo sem ser demitido”

CTPS: Tudo sobre a Carteira de trabalho digital

A carteira de trabalho tradicional física (CTPS) deixou de ser emitida no mês de setembro de 2019. Agora todas as anotações de contratos e dispensas de trabalhadores são registradas na Carteira de Trabalho Digital, que pode ser consultada pelo aplicativo ou através da internet. Basicamente ela consiste em uma plataforma que possibilita que o trabalhador … Continue lendo “CTPS: Tudo sobre a Carteira de trabalho digital”

Teto máximo da aposentadoria em 2021.

Com as projeções do governo federal, com a inflação deste ano o teto da previdência pode chegar a R $6.351,00. Na matéria de hoje vamos explicar quem pode alcançar o teto da aposentadoria, continue conosco e fique por dentro do assunto. Valor do teto máximo da aposentadoria Este ano o teto da previdência pode chegar … Continue lendo “Teto máximo da aposentadoria em 2021.”

Apoio do BNDES a empresas alcança R$ 154 bilhões em 2020

O apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) às empresas brasileiras no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus alcançou R$ 154 bilhões no ano passado. Os recursos beneficiaram cerca de 390 mil empresas, que respondem pela geração de mais de 9,5 milhões de empregos. A informação foi divulgada hoje (5) pela instituição. … Continue lendo “Apoio do BNDES a empresas alcança R$ 154 bilhões em 2020”

PIS/PASEP: Saiba quanto pode receber em 2021

O PIS/Pasep terá alteração em seu pagamento depois da decisão do presidente Jair Bolsonaro em aumentar o salário mínimo em R$ 1.100,00, o novo valor passou a vigorar a partir do dia 1° de janeiro de 2021. Para quem trabalhou 12 meses com carteira assinada, receberá o valor de R$ 1.100 (um salário mínimo). Quem … Continue lendo “PIS/PASEP: Saiba quanto pode receber em 2021”

Fim do auxílio emergencial reflete nas finanças do brasileiro

O fim do auxílio emergencial aconteceu no final de dezembro de 2020. Muitas pessoas querem riscar do mapa o ano passado. Até porque todos foram pegos por uma pandemia que não estava nos planos do mundo. A covid-19 bagunçou a vida dos pobres, dos mais pobres, mexeu com empregos, com empresas, mudou a rotina de … Continue lendo “Fim do auxílio emergencial reflete nas finanças do brasileiro”

A aposentadoria ficou mais cara? Observe as mudanças na contribuição previdenciária

Muitos segurados acreditam que a Reforma da Previdência, homologada em novembro de 2019, contribui significativamente para o encarecimento da aposentadoria, tendo em vista que as faixas de contribuição junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram alteradas e passaram a ser progressivas. Isso porque, anteriormente, as alíquotas eram aplicadas perante as contribuições previdenciárias, variando … Continue lendo “A aposentadoria ficou mais cara? Observe as mudanças na contribuição previdenciária”

Medida Provisória aumenta novamente valor do salário mínimo para 2021

A Medida Provisória 1021/20 eleva o salário mínimo para R$ 1.100 a partir de 1º de janeiro. Em relação ao valor anterior (R$ 1.045), o reajuste é de 5,26%. A Constituição determina a correção periódica do salário mínimo. A equipe econômica calcula que o impacto líquido de cada R$ 1 somado ao salário mínimo será … Continue lendo “Medida Provisória aumenta novamente valor do salário mínimo para 2021”

Como funciona o Horário Flexível nas jornadas de trabalho?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que a jornada de trabalho dos profissionais brasileiros é de 8 horas diárias, o que totaliza 44 horas semanais. No entanto, embora muitas empresas determinem um horário fixo para seus colaboradores, delimitando os horários adequados para entrada e saída do trabalho, há muitas organizações que preferem implementar … Continue lendo “Como funciona o Horário Flexível nas jornadas de trabalho?”

Dicas para planejar uma carreira de sucesso em 2021

Com a pandemia e o crescente desemprego, muitos ficaram sem saber como será a vida profissional em 2021. Afinal, destacar-se na carreira, seja através de um cargo novo e até mesmo uma promoção, sempre foi um grande desafio, que se intensificou por conta da crise. Para Renata Motone, consultora de Recrutamento e Seleção da Luandre … Continue lendo “Dicas para planejar uma carreira de sucesso em 2021”

Conheça as regras de aposentadoria para dona de casa em 2021

A maioria das mulheres que é dona de casa, se questionam se podem ou não se aposentar, trabalhar em casa não é uma tarefa fácil, lavar, passar, cozinhar e cuidar dos filhos, é uma tarefa bem cansativa. Já adiantamos que as donas de casa também têm direito à aposentadoria do INSS, mesmo que tenham passado … Continue lendo “Conheça as regras de aposentadoria para dona de casa em 2021”

O que é Balanço Social e qual a sua importância para a empresa?

Você já ouviu falar em balanço social? Ele é um demonstrativo que deve ser publicado anualmente pelas organizações, reunindo informações importantes sobre as suas ações sociais, projetos e os benefícios que são desenvolvidos por elas. Especialmente para a área contábil, esse documento é de grande importância. Afinal, o seu papel é informar à população todo … Continue lendo “O que é Balanço Social e qual a sua importância para a empresa?”

Aprenda a consultar o seu benefício pelo CPF

Qualquer pessoa que recebe algum tipo de benefício do INSS, são identificados através de um código de segurado, o mesmo é enviado junto com a carta de concessão, ele é importante para consultar o benefício do INSS, mas já adiantamos se você não tiver esse número a consulta pode ser feita pelo CPF. No decorrer … Continue lendo “Aprenda a consultar o seu benefício pelo CPF”

Qual o novo valor da pensão alimentícia com o novo valor do salário mínimo?

É praxe! Todo começo de ano há aumento do salário mínimo nacional. Ainda que esse aumento seja de apenas R$ 1,00, ele ocorrerá. E para quem paga ou recebe pensão alimentícia baseada no salário mínimo, a dúvida aparece. E agora, quanto meu filho (a) vai receber de pensão? Ou, e agora, qual valor terei de … Continue lendo “Qual o novo valor da pensão alimentícia com o novo valor do salário mínimo?”

IPTU: Entenda esse imposto e veja quem precisa pagar

Com a proximidade do novo ano, os municípios brasileiros já começam a se organizar para a cobrança de tributos, e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) está entre eles. Desta forma, os contribuintes precisam entender um pouco mais sobre esse imposto, para garantir o pagamento justo e quando há possibilidade de isenção. Por isso, … Continue lendo “IPTU: Entenda esse imposto e veja quem precisa pagar”

Fim do Auxílio Emergencial: Entenda os impactos econômicos que serão gerados

Segundo informações da Caixa Econômica Federal, mais de 65 milhões de brasileiros foram aprovados para receber o auxílio emergencial. Esse, de fato, é um número expressivo de pessoas que foram beneficiadas desde março, entre eles se encontravam trabalhadores autônomos, pessoas com baixa renda e outros grupos. No entanto, o ano de 2020 está acabando e … Continue lendo “Fim do Auxílio Emergencial: Entenda os impactos econômicos que serão gerados”

Sou Empregado e MEI: Tenho que pagar o INSS duas vezes?

Na matéria de hoje vamos esclarecer se a pessoa que tem a carteira registrada pelo regime da CLT e também é um Microempreendedor individual, é necessário pagar o INSS duas vezes. Continue conosco e tire suas dúvidas. Sou Microempreendedor e tenho a carteira assinada pela CLT, tenho que contribuir duas vezes?  Caso você tenha a carteira … Continue lendo “Sou Empregado e MEI: Tenho que pagar o INSS duas vezes?”

Recurso da aposentadoria: Como pode ser feito?

O recurso da aposentadoria é o ato de recorrer para uma instância diferente (Conselho de Recurso da Previdência Social – CRPS), na qual o caso pode ser reavaliado, sendo necessário um prazo de 30 dias para analisar o resultado do benefício que o contribuinte deseja contestar. Duração do processo A conclusão de um processo pode … Continue lendo “Recurso da aposentadoria: Como pode ser feito?”

O que é Aposentadoria Rural?

Em novembro de 2019 foi aprovada a Reforma da Previdência e com isso houve muitas mudanças nos requisitos para ser concedido na aposentadoria. Na matéria de hoje vamos falar sobre a aposentadoria Rural e quais foram as mudanças que a Reforma trouxe nesta categoria. Aposentadoria Rural Para esta categoria é preciso seguir requisitos específicos. Para os trabalhadores … Continue lendo “O que é Aposentadoria Rural?”

Pequenos negócios criaram quase o dobro de vagas a mais que as médias e grandes empresas

Mesmo na crise, micro e pequenas empresas comprovam capacidade maior de recuperação e geração de empregos Entre julho e outubro desse ano, as micro e pequenas empresas criaram 714,3 mil postos de trabalho em todo o Brasil. Esse número é quase duas vezes maior que o total de empregos gerados pelas empresas de médio e … Continue lendo “Pequenos negócios criaram quase o dobro de vagas a mais que as médias e grandes empresas”

Calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial é liberado até 2021

Apesar dos pagamentos do Auxílio Emergencial se encerrarem na próxima semana, o calendário definido pelo Governo junto a Caixa será realizado até janeiro de 2021, isso porque o cronograma de pagamentos do benefício foi definido em ciclos onde são definidos dois calendários distintos, o primeiro para liberação da parcela em conta poupança social digital, já … Continue lendo “Calendário de pagamentos do Auxílio Emergencial é liberado até 2021”

Qual a importância do DP para a empresa e colaboradores

O DP trata-se do Departamento pessoal de uma empresa, que tem por responsabilidade cuidar da empresa para que a mesma esteja de acordo com a legislação trabalhista/previdenciária. Na matéria de hoje vamos explicar a importância deste ramo para a empresa e colaboradores, continue conosco e fique por dentro do assunto. O que é DP?  O … Continue lendo “Qual a importância do DP para a empresa e colaboradores”

MEI: Saiba como ter até 30% de desconto na compra de um carro zero

Microempreendedores Individuais (MEI) possuem vários benefícios e, dentre eles, está a possibilidade de adquirir um automóvel zero quilômetro com desconto. Mas você deve estar se perguntando como comprar e quais são as condições para ter acesso à esses descontos. Por isso, saiba que  indústrias automobilísticas já realizam vendas diretas no país e, dentre elas, está … Continue lendo “MEI: Saiba como ter até 30% de desconto na compra de um carro zero”

Projeto do Senado aumenta pena para fraude cometida por meio eletrônico

Texto em análise na Câmara também aumenta pena para crime de violação de dispositivo informático O Projeto de Lei 4554/20 insere no Código Penal o crime de fraude eletrônica, com pena prevista de reclusão de 4 a 8 anos e multa. O crime ocorre quando a fraude é cometida  com a utilização de informações fornecidas … Continue lendo “Projeto do Senado aumenta pena para fraude cometida por meio eletrônico”

Conheça as vantagens do planejamento previdenciário

Com a nova Reforma da Previdência houve muitas  mudanças nos cálculos e nos requisitos para a concessão de benefícios. Estas mudanças causaram uma dúvida entre os segurados, mas nada que um bom planejamento previdenciário resolva. Todo trabalhador brasileiro sonha em se aposentar e claro todos querem uma aposentadoria com o valor justo, porém a maioria … Continue lendo “Conheça as vantagens do planejamento previdenciário”

Caged: veja como fazer a entrega da declaração mensal

O controle das contratações e demissões feitas pelas empresas brasileiras ficou mais simples após o lançamento do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). A ferramenta foi criada pelo Governo Federal e é utilizada mensalmente pelos empregadores, porém, o CAGED ainda gera algumas dúvidas. Pensando nisso, elaboramos esse artigo para te explicar como é feita … Continue lendo “Caged: veja como fazer a entrega da declaração mensal”

Direito adquirido pode resultar no benefício mais vantajoso

O direito adquirido é aquele que acontece quando uma pessoa incorpora ao “patrimônio” dela um determinado direito, em outras palavras, quando o cidadão conquista o direito a algo que não pode ser retirado dele. No âmbito previdenciário, a expressão “direito adquirido” é bastante comum, embora esteja em constantes mudanças que costumam ser desfavoráveis ao segurado. … Continue lendo “Direito adquirido pode resultar no benefício mais vantajoso”

Veja como ficou o cálculo da aposentadoria por idade após a Reforma da Previdência

A Reforma da Previdência resultou em uma série de dúvidas aos contribuintes, especialmente no que diz respeito ao cálculo da aposentadoria por idade. O principal questionamento gira em torno da exclusão desta modalidade. Portanto, ao considerar o cenário geral, observa-se que houveram alterações expressivas em todas as modalidades de aposentadorias após o dia 12 de … Continue lendo “Veja como ficou o cálculo da aposentadoria por idade após a Reforma da Previdência”

FGTS: Quem têm direito ao saque aniversário ainda este ano

Os calendários de pagamentos dos auxílios e demais benefícios voltados aos trabalhadores estão sendo encerrados. Mas saiba que você ainda pode ter acesso a algum recurso financeiro, principalmente no que se refere ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado com o objetivo de amparar o trabalhador. Por isso, nossa reportagem verificou que … Continue lendo “FGTS: Quem têm direito ao saque aniversário ainda este ano”

Contabilidade: Como analisar os lucros de uma empresa?

Descobrir como analisar os lucros de uma empresa é importante e faz muita diferença no final, certo!? Definitivamente que o lucro é tido como o valor recebido pela venda de serviço/produto, subtraindo os gastos inclusos. A conta parece simples, mas há “pedras no caminho” e é preciso entender como efetuar a análise das aquisições. Bem … Continue lendo “Contabilidade: Como analisar os lucros de uma empresa?”

Banco Central revisa previsão de queda da economia neste ano

Inflação deve fechar este ano em 4,3% e chegar a 3,44% em 2021 O Banco Central (BC) espera por uma retração menor da economia brasileira neste ano e inflação mais elevada em relação à expectativa anterior. Em 2021, a inflação será menor e a economia voltará a crescer, segundo projeções divulgadas hoje (17) no Relatório de Inflação.A … Continue lendo “Banco Central revisa previsão de queda da economia neste ano”

INSS: Quais são os requisitos para a aposentadoria rural?

Em novembro de 2019 ocorreu a reforma da previdência e com isso vários requisitos foram alterados para a concessão do benefício. Na matéria de hoje vamos explicar sobre o que é aposentadoria rural de acordo com a Reforma da Previdência. O que é aposentadoria rural? Para essa aposentadoria é necessário cumprir requisitos específicos, para os trabalhadores rurais ele poderá … Continue lendo “INSS: Quais são os requisitos para a aposentadoria rural?”

Câmara aprova projeto de renegociação de dívidas dos estados

Dívidas poderão ser refinanciadas em troca de ajustes fiscais A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (15) o Projeto de Lei Complementar 101/20, que muda as regras para os estados refinanciarem suas dívidas em troca de ajustes fiscais em suas contas. O estoque dessas dívidas gira em torno de R$ 630 bilhões. A proposta, aprovada … Continue lendo “Câmara aprova projeto de renegociação de dívidas dos estados”

Salário mínimo em 2021 pode chegar a R$1.088

Equipe econômica do governo definiu as metas da Lei de Diretrizes Orçamentárias no ano que vem. Texto ainda deve ser analisado pela Câmara Salário mínimo em 2021 pode chegar a R$1.088. Essa é a estimativa da equipe econômica do governo, que definiu as metas fiscais no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o ano … Continue lendo “Salário mínimo em 2021 pode chegar a R$1.088”

Prazo para concessão de aposentadoria vai dobrar em 2021

Um acordo judicial aprovado pelo Superior Tribunal de Justiça (STF) vai possibilitar que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dobre os seus prazo para a concessão de benefícios previdenciários, como a própria aposentadoria e pensão por morte em 2021. Foi publicado na na última quinta-feira, 10 de dezembro, a decisão do ministro Alexandre de … Continue lendo “Prazo para concessão de aposentadoria vai dobrar em 2021”

A ética e as relações humanas no mundo corporativo

Quais são as implicações da moral e da ética no mundo dos negócios? Esse é o tema central do livro “As organizações são morais?”, do administrador Wagner Siqueira, conselheiro federal pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (CRA-RJ) e diretor-geral da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm). A proposta da obra é analisar sobre como se formam as doutrinas, as ideologias, as teorias e … Continue lendo “A ética e as relações humanas no mundo corporativo”

Calendário de pagamentos do auxílio de R$ 600 e R$ 300 até 29 de dezembro

A Caixa Econômica Federal está realizando o pagamento da última parcela do auxílio emergencial aos seus beneficiários. Tanto os beneficiários inscritos via aplicativo, site e inscritos do CadÚnico que não recebem o Bolsa Família, como os próprios beneficiários do Bolsa Família estão recebendo a última parcela do programa emergencial. Pagamentos O pagamento da última parcela … Continue lendo “Calendário de pagamentos do auxílio de R$ 600 e R$ 300 até 29 de dezembro”

Mais de 40% dos empresários conseguiram abrir o negócio em menos de 24 horas

Atualização de novembro do Mapa de Empresas revela que há 19,7 milhões de empresas ativas no país, 202 mil a mais do que em outubro Mais de 40% das empresas abertas em novembro conseguiram o registro em menos de 24 horas. Esse é um dos principais dados da atualização de novembro do Mapa de Empresas, … Continue lendo “Mais de 40% dos empresários conseguiram abrir o negócio em menos de 24 horas”

Programa estimula empresas a desenvolverem projetos de educação financeira

A iniciativa quer alcançar o maior número de brasileiros com soluções inovadoras Como motivar um grande número de empresas a levarem educação financeira aos brasileiros? Foi pensando nessa questão que surgiu o programa de Aceleração Meu Bolso em Dia, lançado, nesta terça-feira (15), pelo Banco Central e pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A intenção … Continue lendo “Programa estimula empresas a desenvolverem projetos de educação financeira”

Governo vai simplificar licenças para obras de ‘baixo risco urbanístico’, como de residências

O governo federal lança nesta segunda-feira, 14, uma espécie de fast track para, a partir do ano que vem, agilizar a construção e a habitação de edificações no país através de portal na internet. Para isso, uma resolução extingue licenciamentos como alvará de construção e Habite-se para obras consideradas de baixo risco urbanístico. De acordo … Continue lendo “Governo vai simplificar licenças para obras de ‘baixo risco urbanístico’, como de residências”

Decreto restabelece alíquota zero de IOF para operações de crédito

Um decreto editado pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta sexta-feira (11), reduziu a zero a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em operações de crédito. A taxação havia sido estabelecida há cerca de 15 dias, como forma de compensar a suspensão da conta de luz de consumidores do Amapá, que sofreram com um apagão de … Continue lendo “Decreto restabelece alíquota zero de IOF para operações de crédito”

Setor de serviços tem quinta alta consecutiva, segundo IBGE

O setor de serviços cresceu 1,7% na passagem de setembro para outubro, consolidando o quinto resultado positivo consecutivo, e acumulando ganho de 15,8% nesse período. O dado é referente à Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11/12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado, porém, ainda é insuficiente para compensar … Continue lendo “Setor de serviços tem quinta alta consecutiva, segundo IBGE”

Conheça três propostas que podem aumentar o valor pago pelo INSS

Os segurados do INSS, tanto quanto aposentados, pensionistas e quem recebe o BPC devem passar a virada de 2020 sem novidades. A questão das novidades diz respeito há ao menos três projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que pretende que os segurados do INSS possam se beneficiar com um valor extra em seus … Continue lendo “Conheça três propostas que podem aumentar o valor pago pelo INSS”

Um guia para seu negócio fazer bonito em 2021

  O ano de 2020 foi um divisor de águas para o varejo. Comportamentos e tendências que eram projetados para a próxima década foram incorporadas em meses – mas, o período de adaptação já passou, agora é hora de agir Como de costume, com a chegada do fim do ano é hora de se planejar. … Continue lendo “Um guia para seu negócio fazer bonito em 2021”

Receita detalha como vai monitorar maiores contribuintes do país

Portaria está no Diário Oficial da União de quinta (10) – Foto: Marcelo Camargo A Receita Federal publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10), portaria que detalha a forma como vai monitorar os maiores contribuintes do país. A Portaria nº 4.888 abrange tanto pessoas físicas quanto jurídicas e prevê análises sobre o comportamento econômico … Continue lendo “Receita detalha como vai monitorar maiores contribuintes do país”

REDESIM muda de endereço e passa a integrar espaço Empresas e Negócios do portal Gov.br

O portal da REDESIM mudou de endereço e agora faz parte do espaço “Empresas e Negócios”, que reúne diversos serviços para os empresários, dentro do portal Gov.br. A REDESIM está com design renovado, mas os serviços continuam os mesmos. A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo facilitar a vida dos usuários que buscam serviços como … Continue lendo “REDESIM muda de endereço e passa a integrar espaço Empresas e Negócios do portal Gov.br”

Senado aprova projeto que transforma Pronampe em política pública permanente

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (10) o projeto de lei que transforma em política pública permanente o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que havia sido criado como sistema de crédito emergencial para a pandemia de covid-19. O programa também receberá mais recursos. O PL 4.139/2020 segue … Continue lendo “Senado aprova projeto que transforma Pronampe em política pública permanente”

Empresas tem até semana que vem para pagar 2ª parcela do 13º salário

O prazo para pagamento da 2ª parcela do 13º salário se encerra na próxima sexta-feira 18 de dezembro, o não pagamento dentro do prazo pode acarretar em multa por cada funcionário que não recebeu o seu benefício. Aqueles que pediram o adiantamento do 13º salário nas férias, não recebem a primeira parcela mas agora recebem … Continue lendo “Empresas tem até semana que vem para pagar 2ª parcela do 13º salário”

Receita publica novas regras do monitoramento de grandes contribuintes

De acordo com o Regimento Interno da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, compete à Coordenação Especial de Maiores Contribuintes (Comac) gerenciar as atividades relativas ao monitoramento dos maiores contribuintes, à promoção da conformidade tributária e aos estudos e análises de setores econômicos. A Portaria RFB nº 4.888/2020, publicada nesta quinta-feira, dia 10 de … Continue lendo “Receita publica novas regras do monitoramento de grandes contribuintes”

Calendário de pagamentos do Bolsa Família pode mudar

Foi publicado nesta quinta-feira (10) pelo Ministério da Cidadania uma portaria que oficializa o pagamento do Bolsa Família por meio da poupança social digital da Caixa que é acessada pelo aplicativo Caixa Tem. De acordo com o texto publicado, fica aberto a possibilidade para que o calendário de pagamentos do benefício social possa ser alterado … Continue lendo “Calendário de pagamentos do Bolsa Família pode mudar”

Aprovada urgência para projeto de incentivo a empresas startups

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar 146/19, que prevê uma série de incentivos ao setor de startups, como um regime tributário simplificado e linhas de crédito específicas. As startups são pequenas empresas focadas no desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores. Em seguida, a sessão desta terça-feira … Continue lendo “Aprovada urgência para projeto de incentivo a empresas startups”

Empresas estudam estratégias para evitar tributação de ajuda de custo no home office

  Empresas que oferecem ajuda de custo de home office aos funcionários durante a pandemia causada pela Covid-19 têm criado estratégias com tributaristas para evitar autuações da Receita Federal sobre os valores pagos aos empregados. Segundo tributaristas e membros da Receita Federal entrevistados pelo JOTA, é possível que existam fiscalizações e possíveis autuações cobrando a tributação … Continue lendo “Empresas estudam estratégias para evitar tributação de ajuda de custo no home office”

Ministro da Economia defende flexibilização da legislação trabalhista

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (8), em Brasília, que o país tem que encontrar mecanismos para incluir no mercado de trabalho 40 milhões de “invisíveis” identificados pelo governo durante a pandemia do novo coronavírus. Ele defendeu a flexibilização da legislação trabalhista e citou a carteira de trabalho verde amarela como uma … Continue lendo “Ministro da Economia defende flexibilização da legislação trabalhista”

Inflação pelo IPC-S registra acréscimo em todas as sete capitais pesquisadas

O IPC-S de 07 de dezembro de 2020 subiu 1,35%, ficando 0,41 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Todas as sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação. A tabela a seguir, apresenta as variações percentuais dos municípios das sete capitais componentes do índice, nesta e nas apurações anteriores. A próxima … Continue lendo “Inflação pelo IPC-S registra acréscimo em todas as sete capitais pesquisadas”

Mercado financeiro prevê inflação para 4,21%

De acordo com as estimativas dos analistas do mercado financeiro, a inflação para 2020 terá uma elevação pela décima semana seguida, chegando ao patamar de 4,21%, acima da meta central. As previsões integram o boletim de mercado, denominado como relatório ‘Focus’, divulgado nesta segunda-feira, 7, pelo Banco Central (BC). Os dados foram apurados na última … Continue lendo “Mercado financeiro prevê inflação para 4,21%”

Aprovadas ações para enfrentar corrupção e lavagem de dinheiro em 2021

Entre elas está a criação de mecanismos para o compartilhamento de bancos de dados entre as estatais A Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) aprovou 11 ações a serem implementadas no próximo ano para combater esses crimes. Entre as ações aprovadas estão a criação de mecanismos para o compartilhamento de … Continue lendo “Aprovadas ações para enfrentar corrupção e lavagem de dinheiro em 2021”

Quanto recebe de aposentadoria quem se aposenta como MEI

Uma questão muito importante que todo MEI se preocupa ou ao menos deveria é sobre sua futura aposentadoria. Até porque todo mundo se dedica vários anos de trabalho duro para que no futuro possa usufruir de todo esse trabalho através de um descanso remunerado. Contudo um dos pontos principais é que o valor da aposentadoria … Continue lendo “Quanto recebe de aposentadoria quem se aposenta como MEI”

IGP-DI varia 2,64% em novembro

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI)  variou 2,64% em novembro, percentual inferior ao apurado no mês anterior, quando havia registrado taxa de 3,68%. Com este resultado, o índice acumula alta de 22,16% no ano e de 24,28% em 12 meses. Em novembro de 2019, o índice havia variado 0,85% e acumulava elevação … Continue lendo “IGP-DI varia 2,64% em novembro”

Simples Nacional: Entenda a obrigatoriedade do Livro Caixa

Uma ferramenta bastante útil para conhecer sua empresa é o restrito das informações por meio do Livro Caixa. Desta forma, é possível fazer o controle financeiro de seus lucros e despesas diárias, incluindo todas as entradas e saídas da empresa. Porém, os empreendedores ainda possuem dúvidas sobre o Livro Caixa e a sua obrigatoriedade nas … Continue lendo “Simples Nacional: Entenda a obrigatoriedade do Livro Caixa”

Erros que devem ser evitados para o envio das EFD

Vamos demonstrar neste artigo os principais erros que devem ser evitados na escrituração fiscal digital das empresas. O preenchimento das informações constantes na EFD não são simples e demandam muita atenção. Códigos de modelos errados: Na hora de elaborar a sua EFD ICMS/IPI ou EFD-Contribuições cuidado com o código do modelo, principalmente os eletrônicos. Existem … Continue lendo “Erros que devem ser evitados para o envio das EFD”

Receita Federal publica o Manual Eletrônico do Sigilo Fiscal

O manual orienta sobre o tratamento das informações protegidas por sigilo fiscal pela Receita Federal. O Manual Eletrônico do Sigilo Fiscal (e-MSF), elaborado pela Coordenação-Geral de Tributação da Receita Federal e aprovado pela Portaria RFB nº 4.820, de 19 de novembro de 2020, consolida os atos normativos e interpretativos relacionados ao sigilo fiscal, a fim … Continue lendo “Receita Federal publica o Manual Eletrônico do Sigilo Fiscal”

MEI: registro de novos microempreendedores supera anos anteriores

Com a retomada das atividades econômicas no Brasil, o empreendedorismo demonstra ganho de fôlego. De acordo com relatório desenvolvido quinzenalmente pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o número de empresas abertas em 2020 no Brasil, na modalidade Microempreendedor Individual (MEI), supera os números de 2019 e 2018. Neste ano, foram 2.265.091 … Continue lendo “MEI: registro de novos microempreendedores supera anos anteriores”

Darf poderá ser pago por meio do Pix

As empresas que declara